Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
BOLETIM ELETRÔNICO Nº 518 (20/09/16)

 

 

Ano 9 Nº 518 20/09/2016

 

Cremego: Esclarecimento – Eleições 2016

 

O Cremego vem a público esclarecer que, por se tratar de uma Autarquia Federal de fiscalização do exercício da Medicina, que possui suas atribuições fixadas em lei, não participa do processo eleitoral político-partidário, mantendo-se imparcial face à eleição.

 

Contudo, o Conselho espera que todos os candidatos se comprometam com a melhoria e o avanço na área da saúde, garantindo à população serviços de qualidade e aos médicos, condições dignas e adequadas de trabalho.

 

 

Segunda turma de 2016 do curso de Ética Médica começa no dia 21

 

A segunda turma de 2016 do curso de Ética Médica começa nesta quarta-feira, 21 de setembro. As inscrições estão abertas. As aulas serão ministradas até 14 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 19h30 às 21 horas, na sede do Conselho.

 

O curso, promovido anualmente pelo Cremego, é gratuito e aberto a toda a classe médica e a acadêmicos de medicina. As aulas serão ministradas por diretores e conselheiros do Cremego e por professores convidados. Clique aqui, confira a programação e faça a sua inscrição.

 

Encontros debatem a realização de cirurgias plásticas por não especialistas

Os riscos para a saúde da população e para a imagem da medicina causados pela realização de procedimentos em cirurgia plástica por médicos que não têm especialização na área ou por profissionais de outras categorias foram debatidos no II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2016 (II ENCM 2016), realizado em Campo Grande (MS) entre 14 e 16 de setembro. O presidente do Cremego, Aldair Novato Silva, participou do encontro.

Dois dias antes, em Goiânia, o presidente também debateu o assunto no Fórum: Invasão da Área da Cirurgia Plástica e Punição do Uso Antiético das Mídias Sociais promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO). O presidente observou que a lei do Ato Médico abriu espaço para que profissionais de outras áreas atuem no campo estético e visando apenas “a cereja do bolo”. “O mercado está inundado de profissionais sem a formação necessária e que atuam fortalecidos por propagandas irregulares nas mídias sociais”, disse, ressaltando que o Conselho é parceiro da SBCP-GO na busca de soluções que visem preservar o exercício ético da medicina (leia matéria abaixo).

Durante o II ENCM 2016, o presidente da Sociedade de Cirurgia Plástica (SBCP), Luciano Ornelas Chaves, criticou a “invasão" na área da especialidade por profissionais não especializados, o que, segundo ele, tem colocado em risco também a credibilidade de toda a classe médica. "Temos visto um número cada vez maior de sequelas causadas pela falta de especialização e de capacidade”, disse, destacando que a bandeira de resgate da imagem da cirurgia plástica não é apenas brasileira, mas mundial.

Ele criticou o alastramento de cursos de pós-graduação lato sensu pelo País, ressaltando que eles não conferem aos alunos a qualificação necessária nem o direito de se inscrever nos conselhos de medicina como especialistas na área, o que os impede de se anunciarem como cirurgiões plásticos.

Em junho deste ano, representantes do CFM, da SBCP e da Associação Médica Brasileira (AMB) apresentaram ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, documento que formaliza a preocupação das entidades com este cenário. O relatório entregue apontava várias situações denunciadas pela imprensa, entre setembro de 2015 e junho de 2016, nas quais a formação do médico seria causa possível de mortes e sequelas. A SBPC estima que, atualmente, mais de 12 mil profissionais exerçam procedimentos de cirurgia plástica e estéticos sem preparação adequada.

O presidente do CFM, Carlos Vital, reiterou que a legislação brasileira permite que qualquer médico, após formado, faça todos os atos médicos. Para ele, o debate precisa se estender ao Poder Legislativo, se possível com o apoio do Ministério Público. “Temos que buscar a lei e estamos de braços dados para fazer isso – não só pelos legítimos interesses dos cirurgiões plásticos brasileiros, mas, sobretudo, para resguardar o bem-estar da sociedade deste País”, defendeu o presidente do CFM. Clique aqui e leia mais sobre o II ENCM 2016.

O combate ao uso antiético das mídias sociais também foi debatido em Goiânia

O uso das mídias sociais, tema já bastante debatido e divulgado pelo Cremego, que frequentemente tem orientado a classe médica sobre as normas de divulgação de assuntos médicos e as proibições nesta área, foi discutido por especialistas em cirurgia plástica, representantes do Conselho, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Regional Goiás (SBCP-GO), em reunião realizada no dia 12.

Membro da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do Cremego (Codame), o conselheiro Fernando Ferro explicou que a Comissão tem um papel educativo e lamentou que o número de consultas seja muito baixo. Sem buscar a orientação prévia, alguns médicos acabam infringindo as resoluções do CFM.

Uma das infrações é a criação de grupos de WhatsApp formados por pacientes. O presidente da SBCP-GO, Luiz Humberto Garcia de Souza, observou que a criação destes grupos também quebra o sigilo médico e é passível de punição com base no Código Penal. O presidente da SBCP nacional, Luciano Ornelas, disse que a entidade tem instaurado sindicância para todas as denúncias recebidas e está efetuando mudanças em seu regimento que vão agilizar a tramitação dos processos, que pode resultar na exclusão dos infratores dos quadros da Sociedade.

 

 

Comissões de Ética Médica serão empossadas nesta terça-feira

 

A Coordenação de Comissões de Ética Médica do Cremego vai empossar os novos membros das Comissões de Ética Médica de unidades de saúde da capital e de Aparecida de Goiânia. A solenidade será nesta terça-feira, 20, às 20 horas, na sede do Conselho. Serão empossadas as CEMs do CBCO, CDI Diagnóstico em Cardiologia e Angiologia, Cebrom, Foccos Centro Médico, Hospital Araújo Jorge, Maternidade Nascer Cidadão e Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.

E ainda, Angiocardis Hemodinâmica e Angiografia Digital, Clínica Radiológica São Marcelo, Crer, Gastroclínica Goiânia, Hospital Cidade Jardim, Hospital do Rim – Centro de Tratamento do Cálculo Renal de Goiânia e HR Vídeo, Hospital de Olhos de Aparecida, Huapa, Instituto Endovídeo do Aparelho Digestivo, Pax Clínica Psiquiátrica e Siate.

 

Cremego participa do movimento Setembro Verde e apoia campanhas realizadas no mês

 

Setembro é dedicado a várias campanhas voltadas para a prevenção de doenças e a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. Ao longo deste mês, entidades médicas, órgão públicos e a sociedade se unem em campanhas, como a Setembro Verde (de doação de órgãos e tecidos); Setembro Amarelo (de prevenção do suicídio); Setembro Lilás (de orientação sobre a doença de Alzheimer) e Setembro Dourado (de prevenção do câncer infantil).

 

O Cremego apoia essas iniciativas que visam orientar, esclarecer as pessoas e chamar a atenção, por exemplo, para doenças que podem e devem ser prevenidas. Para simbolizar esse apoio, durante todo o mês, a sede do Cremego estará iluminada de verde, cor símbolo da campanha de doação de órgãos e também das campanhas pelo direito das pessoas com deficiência e de prevenção do câncer colorretal. 

 

 

AGENDA

 

Convite - Honra ao Mérito Profissional Médico de 2016

 

O Cremego convida os médicos goianos para a solenidade de entrega da comenda Honra ao Mérito Profissional Médico de 2016 aos médicos:

 

Dr. Argeu Clóvis de Castro Rocha (CRM/GO 1276)

Dr. Délio Menezes Senna (CRM/GO 372)

Dr. Max Lânio Gonzaga Jaime (CRM/GO 908)

Dr. Natalino da Cunha Peixoto (CRM/GO 589)

Dr. Roberto Martins Spadoni (CRM/GO 885)

Dr. Sebastião Eurico de Melo Souza (CRM/GO 770)

Dr. Valter da Costa (CRM/GO 851)

Dr. Vicente Guerra (CRM/GO 740)

 

Data: 21 de outubro de 2016

Horário: 20 horas

Local: Cremego - Rua T-27, número 148, Setor Bueno (entrada de eventos), Goiânia (GO)

Favor, confirmar presença até o dia 17/10/16 - Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (62) 3250 4920

 

Festmego: novo festival promete revelar dons artísticos dos médicos goianos

 

A Associação Médica de Goiás e o Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás apresentam à classe médica uma novidade que promete marcar a memória cultural da Medicina regional: o I Festmego – Festival de Artes dos Médicos Goianos. Médicos radicados no Estado são convidados a deixarem seus consultórios e apresentarem seus talentos na música, dança, literatura e artes plásticas em festividade que comemorará o Dia do Médico 2016. Esta primeira edição acontecerá no dia 7 de outubro, na Sicoob Unicentro Brasileira. Leia mais.

 

NOTA DE DESAGRAVO AO DR. DAVID MENDONZA RIFFARACHI (CRM/GO 3972)

 
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) vem a público DESAGRAVAR o médico DAVID MENDONZA RIFFARACHI (CRM/GO 3972), que em 23 de junho de 2015, durante um plantão médico no Hospital Municipal de Posse, foi vítima de uma ação arbitrária e exagerada por parte de uma autoridade policial do município.

Ao se recusar a quebrar o sigilo médico e informar ao delegado se um paciente detido estava ou não embriagado, DAVID MENDONZA RIFFARACHI recebeu ordem de prisão e foi conduzido à delegacia. A desproporcional conduta policial não só atingiu a imagem do médico, como colocou em risco a vida de pacientes do hospital que ficaram sem assistência durante a ausência do plantonista.

O Cremego lamenta que fatos como esse, que poderiam ser solucionados com o diálogo, ainda se repitam atingindo a classe médica e toda a sociedade. 


Goiânia, 19 de setembro de 2016
 
Dr. Aldair Novato Silva
Presidente

 

 

Nota de Desagravo – Esclarecimentos

 

O Cremego esclarece que é direito dos médicos, previsto no inciso VII, capítulo II do Código de Ética Médica, “requerer desagravo público ao Conselho Regional de Medicina quando atingido no exercício de sua profissão”. A solicitação deve ser encaminhada ao CRM pelo profissional e será analisada seguindo o trâmite legal, que inclui a avaliação dos fatos. A divulgação da Nota de Desagravo não exclui, quando necessária, a adoção pelo CRM de outras medidas cabíveis.

 

No caso do médico David Mendonza Riffarachi, desagravado em 19 de setembro, o Cremego informa que o pedido de desagravo foi protocolado no Conselho pela parte legitimamente interessada em 30 de junho de 2016. O pedido de desagravo foi apreciado pelo pleno, que aprovou por unanimidade o parecer do conselheiro relator, e publicado.

 


 

Boletim Eletrônico Ano 9 Nº 518 20/09/2016
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego 
www.cremego.org.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(62) 3250 4900 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00