Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
BOLETIM ELETRÔNICO Nº 519 (28/10/16)

 

Ano 9 Nº 519 28/10/2016

 

DIA DO MÉDICO

Médicos recebem a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico de 2016

Os médicos Argeu Clóvis de Castro Rocha, Délio Menezes Senna, Max Lânio Gonzaga Jaime, Natalino da Cunha Peixoto, Roberto Martins Spadoni, Sebastião Eurico de Melo Souza, Valter da Costa e Vicente Guerra foram homenageados pelo Cremego com a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico de 2016. Criada em 2005, a comenda é entregue anualmente a médicos que se destacam pelo exercício ético da medicina em Goiás e sua entrega faz parte das comemorações do Dia do Médico.

Neste ano, a solenidade de entrega dos troféus e diplomas aconteceu no dia 21 de outubro, na sede do Conselho, e reuniu autoridades da área da saúde, conselheiros, parentes e amigos dos homenageados. O presidente do Cremego, Aldair Novato Silva, ressaltou que o exemplo dado à classe médica pelos homenageados reforça que o caminho da ética, muitas vezes, pode parecer e ser mais árduo, mas é não só o correto, mas também o mais sólido. “Nenhuma carreira médica de sucesso, de reconhecimento como a de vocês, pode ser construída sem ética”, disse.

A conduta ética dos homenageados foi também ressaltada pelo presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou. “Em um tempo no qual, lamentavelmente, temos médicos envolvidos em máfias de órteses e próteses, presos em escândalos de UTIs e de exames desnecessários, é muito bom celebrarmos a ética na casa da ética”, declarou.

Ao falar em nome dos homenageados, Argeu Clóvis de Castro Rocha fez uma verdadeira declaração de amor à profissão que ele e os colegas escolheram há mais de 50 anos, quando ingressaram na faculdade. “A comenda é um grande reconhecimento ao nosso trabalho e queremos honrá-la afirmando que somos médicos e morreremos médicos”, disse Argeu, que já foi conselheiro do Cremego e declarou que ele e os colegas homenageados abraçaram a medicina e zelam pelo respeito à ética e pelo bom atendimento à população, assim como faz o Conselho. LEIA A MATÉRIA COMPLETA

 

CONVITE

Cremego convida para a Plenária Temática “A prática da terapia antiaging e de outros procedimentos sem evidências científicas”

A prescrição de procedimentos sem comprovação científica (modulação hormonal, uso de hormônios do crescimento para fins estéticos, dieta do hGC, etc), excessos de pedidos de exames, biorressonância e outros “tratamentos” vedados por resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) serão debatidos na plenária temática que o Cremego realizará no dia 1º de novembro (terça-feira), a partir das 20 horas.

Aberta a todos os médicos interessados, a plenária temática “A prática da terapia antiaging e de outros procedimentos sem evidências científicas” contará com a participação de diretores e conselheiros do Cremego, representantes da Vigilância Sanitária, Ministério Público e outros órgãos.

O Cremego conta a presença da classe médica para o debate destes temas de grande relevância para o bom exercício da profissão e para a saúde dos pacientes.

ANOTE E PARTICIPE...

Data: 1º de novembro (terça-feira)

Horário: 20 horas

Local: Cremego – Entrada de eventos: Rua T-27, 148, Setor Bueno

Pauta: A prescrição de procedimentos sem comprovação científica (modulação hormonal, uso de hormônios do crescimento para fins estéticos, dieta do hGC, etc), excessos de pedidos de exames, biorressonância e outros.

 

 

VACINAÇÃO

 

Comitê vai orientar médicos sobre imunização

 

Com o objetivo de normatizar e orientar os médicos goianos sobre a vacinação de pessoas de todas as faixas etárias, em situações rotineiras e, principalmente, em casos emergenciais, entidades da área médica e da saúde se reuniram na sede do Cremego e aprovaram a criação de um Comitê Interinstitucional de Imunização.

O novo comitê, criado na quinta-feira, 27 de outubro, será formado por representantes do Cremego, das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Goiânia e das Sociedades Goianas de Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Imunologia e regional da Sociedade Brasileira de Imunizações.

O comitê terá reuniões ordinárias trimestrais. A primeira delas está agendada para janeiro de 2017. “Mas, poderemos nos reunir extraordinariamente a qualquer momento, sempre que necessário”, explica o presidente do Cremego, Aldair Novato Silva, para quem o novo comitê vai assegurar que informações sobre imunização e mudanças nos protocolos de vacinação cheguem aos consultórios médicos no tempo necessário para proporcionar o melhor atendimento à população.

 

ÉTICA MÉDICA

 

Médicos não devem ter vínculos com cartões de desconto

 

O Cremego volta a orientar a classe médica sobre a proibição da adesão a cartões de desconto, cartões de fidelização e outros instrumentos promocionais relacionados ao trabalho médico e oferecidos por empresas que atuam como intermediárias entre o profissional e o paciente. A vinculação dos médicos a esses cartões, associações e empresas fere o Código de Ética Médica, Resoluções do Cremego e do Conselho Federal de Medicina e pode ser punida. A pena pode chegar à cassação do exercício profissional.

A proibição está prevista na Resolução CFM Nº 1649/02, que dispõe sobre descontos em honorários médicos através de cartões de descontos; Resolução CFM Nº 1836/08, que veda ao médico o atendimento de pacientes encaminhados por empresas que anunciem e/ou comercializem planos de financiamento ou consórcios para procedimentos médicos; Resolução CFM Nº 1974/11, que estabelece os critérios norteadores da propaganda em medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes à matéria; Resolução Cremego Nº 87/13, que veda a participação de médicos nos sistemas de descontos de honorários médicos; e no Artigo 72 do Código de Ética Médica, que veda ao médico estabelecer vínculo de qualquer natureza com empresas que anunciam ou comercializam planos de financiamento, cartões de descontos ou consórcios para procedimentos médicos.

LEIA TAMBÉM...

ANS alerta: cartões de desconto e pré-pagos não são planos de saúde

 

 

É proibido o anúncio de especialidade médica não reconhecida nem registrada

O Cremego orienta os médicos sobre a proibição da divulgação de especialidade/área de atuação não reconhecida ou especidalidade/área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado junto aos Conselhos de Medicina.

O Cremego reitera que esse anúncio, seja por meio de cartões de visitas, letreiros de clínicas, entrevistas à imprensa, participação em programas eleitorais ou qualquer outro canal de divulgação, fere a Resolução CFM 1974/2011. Quem infringir a resolução estará sujeito a penalidades. A relação de especialidades e áreas de atuação médicas aprovadas pela Comissão Mista de Especialidades consta na Resolução CFM Nº 2.149/2016.

 

CFM atualiza o Código de Processo Ético-Profissional

Novas regras processuais que regulamentam as sindicâncias, os processos ético-profissionais e o rito dos julgamentos nos conselhos de medicina foram publicadas ontem (27) no Diário Oficial da União (DOU). A celeridade dos processos e a atenção ao princípio da segurança jurídica estão entre as principais atualizações expressas Resolução CFM 2.145/2016, o chamado Código de Processo Ético-Profissional (CPEP).

Uma das principais mudanças na busca por celeridade foi a nova regulamentação dos recursos. O recurso ao pleno nos conselhos regionais, a partir dessa atualização, fica restrito às decisões de cassação do exercício profissional proferidas em câmaras de julgamento dos regionais.

O novo código traz uma inovação em relação à ampla defesa: o defensor dativo (acionado quando o médico não apresenta defesa prévia e é declarado revel) será sempre um advogado, garantindo a defesa técnica do denunciado. LEIA MAIS.

 

AGENDA

 

Campos Belos - Diretor Científico do Cremego fará palestra sobre ética

O diretor Científico do Cremego, Erso Guimarães, estará em Campos Belos (GO) nesta sexta-feira, 28 de outubro. Ele vai ministrar uma palestra sobre ética médica e esclarecer dúvidas dos médicos sobre o exercício profissional. Organizada pelo diretor Técnico do Hospital Municipal, Ademir Lopes, a palestra será realizada na Câmara Municipal, às 19h30.

 

15º CIAD será realizado nos dia 4 e 5 de novembro

A 15ª edição do CIAD - Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Assistência Domiciliar será realizada nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O evento reunirá profissionais de saúde e terá como tema central “Domicílio, município, estado, países: TERRITRÓRIOS de cuidados”. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Sociedade Goiana de Pediatria vai promover o curso Pediatrics Advanced Life Suport

A Sociedade Goiana de Pediatria, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a American Heart Association vão promover, nos dias 3 e 4 de dezembro, em Goiânia, o curso “Pediatrics Advanced Life Suport –Pals”. As aulas serão ministradas no Hotel San Marino, das 7 às 18 horas. O curso é aberto a médicos e enfermeiros. Residentes e sócios da SBP terão descontos na inscrição.

Para mais informações, entre em contato com a Sociedade Goiana de Pediatria pelos telefones (62) 3251 5175 ou 9 9944 0306 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

Curta a página do Cremego no Facebook

Curta a nova página do Cremego no Facebook e confira nossas publicações, deixe seu recado, fale conosco. Estamos te esperando: www.facebook.com/CREMEGO


 

Boletim Eletrônico Ano 9 Nº 519 28/10/2016
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego 
www.cremego.org.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(62) 3250 4900 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00