Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
BOLETIM ELETRÔNICO Nº 523 (23/12/16)

 

Ano 9 Nº 523 23/12//2016

 

 

Nova resolução do Cremego estabelece critérios para a relação ética entre médicos e a indústria de materiais e medicamentos

Publicada no Diário Oficial do Estado no dia 16 de dezembro, já está em vigor a Resolução número 98/2016, do Cremego, que estabelece critérios norteadores da relação entre médicos e as indústrias de órteses, próteses, materiais especiais e medicamentos.

Entre os pontos mais importantes, o documento passa a corresponsabilizar os diretores técnicos e clínicos dos hospitais quanto à normatização dos fluxos da correta utilização desses materiais especiais. 

A medida, similar à já editada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, visa coibir falhas na relação entre médicos, hospitais e a indústria de materiais e medicamentos, que desrespeitem os princípios éticos, bioéticos e as boas práticas do mercado, evitando problemas como as máfias de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) já denunciadas pela imprensa e investigadas pela polícia.

A resolução veda ao médico prescrever medicamentos, órteses, próteses e materiais, bem como utilizar métodos diagnósticos baseados em recompensas, como recebimento de gratificações ou pagamentos de inscrições em eventos e viagens, bem como qualquer outra forma de vantagem. Respondem solidariamente pelo cumprimento desta norma os diretores técnicos e clínicos da instituição. Leia mais.

 

 

Cremego alerta aos médicos e à sociedade sobre a proibição da prática da terapia antiaging e de outros procedimentos sem evidências científicas

 

Com a participação expressiva da classe médica, de diretores e conselheiros e de representantes de Sociedades Regionais de Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Geriatria, Cirurgia Plástica, Urologia e Ginecologia e Obstetrícia, além de convidados de outros Estados, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Vigilância Sanitária, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) realizou a plenária temática “A prática da terapia antiaging e de outros procedimentos sem evidências científicas”.

Após um grande debate com especialistas e a análise de resoluções do CFM, do Cremego, de demais Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e da literatura médica nacional e internacional sobre a prescrição de procedimentos sem comprovação científica, foi aprovada a divulgação desta nota técnica com orientações à classe médica e à sociedade sobre contraindicações destes procedimentos que podem não apenas não surtir o efeito esperado, como também colocar em risco a saúde do paciente.

Portando, o Cremego orienta a classe médica e a sociedade que terapias sem comprovação científica não devem ser prescritas pelos médicos e que os pacientes devem ser orientados sobre seus riscos. Acesse e confira as terapias e exames elencados.

 

 

Conselho debate a crise no atendimento de urgência em Goiânia e cria comitê de gestão

 

A situação do atendimento de urgência e emergência em Goiânia foi amplamente debatida em sessão plenária realizada pelo Cremego no dia 15 de dezembro com a participação de conselheiros e diretores do Conselho, médicos, representantes do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira  (Hugol), Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital Materno Infantil (HMI), Hospital e Maternidade Dona Íris, Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Maternidade Nascer Cidadão, Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg).

Em todos os depoimentos dos médicos e dos representantes das unidades públicas estaduais e municipais ficou evidente a crise no atendimento de urgência e emergência na capital. Superlotação das unidades, sobrecarga dos profissionais, dificuldades de encaminhamento de pacientes para unidades especializadas ou mais adequadas às necessidades destes pacientes e escassez de materiais e medicamentos foram as queixas mais citadas e que evidenciam a gravidade da situação atual da urgência e emergência na rede pública de Goiânia. Leia mais.

 

 

Reunida no Cremego, comissão debate a segurança em cirurgia plástica

Criada para ampliar o debate e definir ações para melhorar ainda mais a segurança em cirurgia plástica no Estado, a comissão formada por membros da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica e Câmara Técnica de Anestesiologia do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego); o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou; o diretor da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (Aheg), Adelvânio Morato; e representantes de grupos de anestesia, cirurgiões plásticos e anestesiologista reuniu-se na sexta-feira, 16 de dezembro.

Também participaram da reunião na sede do Cremego, o conselheiro e anestesiologista Haroldo de Oliveira Torres, o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO), Luiz Humberto Garcia de Souza, e o presidente eleito da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Goiás (Saego), Heber Penna.

Durante cerca de quatro horas, eles debateram como melhorar a segurança em cirurgia plástica, intensificando um trabalho que já vem sendo feito pela Câmara Técnica de Cirurgia Plástica. A criação da comissão foi aprovada na sessão plenária temática realizada pelo Conselho no dia 30 de novembro para debater essa segurança. Leia mais.

 

Confira edição de dezembro de Cremego em Revista

Com um novo layout, a nova edição do informativo Cremego em Revista está disponível para leitura na versão eletrônica. O jornal traz uma matéria sobre a proibição da vinculação de médicos a cartões de descontos, cartão fidelidade e a outros instrumentos apresentados por empresas e que configuram uma forma de intermediação e de exploração do trabalho médico. Traz ainda a cobertura da entrega da comenda Honra ao Mérito Profissional Médico 2016, novos pareceres do Cremego e outras informações de interesse da classe médica.

Na Palavra do Presidente, o presidente do Cremego, Aldair Novato Silva, fala sobre a posse dos prefeitos e vereadores eleitos neste ano e ressalta que o Conselho estará atento às ações das Prefeituras e Câmara Municipais visando, principalmente, a defesa da oferta à população goiana de serviços de saúde com qualidade, resolutividade e eficácia e a garantia de condições dignas e adequadas de trabalho e de remuneração aos médicos. Leia mais.

 

 

Fim de Ano - Saiba como será o expediente no Cremego

Saiba como será o funcionamento da sede e das delegacias regionais do Cremego neste fim de ano

Sede (Goiânia) - Não terá expediente entre os dias 26 e 30/12/16

Delegacia Regional de Anápolis - Não terá expediente entre os dias 15/12/16 e 13/01/17

Delegacia Regional de Ceres - Não terá expediente entre os dias 26/12/16 e 15/01/17

Delegacia Regional de Formosa - Não terá expediente entre os dias 26/12/16 e 16/01/17

Delegacia Regional de Itumbiara - Não terá expediente entre os dias 1º e 30/12/16

 

Delegacia Regional de Luziânia - Não terá expediente entre os dias 15/12/16 e 03/01/17

Delegacia Regional de Rio Verde - Não terá expediente entre os dias 26/12/16 e 20/01/17

 

 

Bom Natal e Feliz 2017!

Quem cuida da vida merece o melhor da vida!

O Cremego deseja o melhor a todos os médicos e médicas goianos neste

Natal e em todos os dias do ano novo.

Cremego

 

 


Boletim Eletrônico Ano 9 Nº 523 23/12/2016

Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego 
www.cremego.org.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(62) 3250 4900

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00