Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
BOLETIM ELETRÔNICO Nº 530 (19/07/17)

 

Boletim Eletrônico Nº 530 Ano 11 - 19/07/2017

 

Cremego e Vigilância Sanitária vistoriam a Santa Casa de Goiânia

 

O Cremego e a Vigilância Sanitária Municipal fizeram uma vistoria, no dia 12 de julho, na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. A fiscalização foi acompanhada pelo presidente do Conselho, Leonardo Mariano Reis, e pelo diretor da Vigilância Sanitária Municipal, Dagoberto Costa. O objetivo da fiscalização, que passou pelo centro cirúrgico, pronto atendimento, farmácia, centro obstétrico e demais setores do hospital, foi verificar a situação da unidade, que tem sido alvo de críticas por parte do corpo clínico, que alega falta de medicamentos e de condições de funcionamento na Santa Casa.

No período da tarde, o presidente do Cremego voltou à Santa Casa, onde se reuniu com o superintendente geral do hospital, José Antônio Lobo, e com a superintendente administrativa, Anamaria Arruda. Leonardo Reis apresentou detalhes da vistoria realizada pela manhã e cobrou soluções imediatas para as inconformidades encontradas pela fiscalização. O Cremego vai continuar acompanhando o caso.

 

Saiba como solicitar a Certidão Negativa de Pena Pública ao Cremego

 

Para solicitar ao Cremego a Certidão Negativa de Pena Pública, o médico deve se dirigir à sede do Conselho - Rua T-28, 245, Setor Bueno, Goiânia -, fazer o pedido por e-mail  ou autorizar, por escrito, que um representante faça a solitação e a retirada.

Saiba mais sobre a solicitação do documento:

O (A) médico (a), pessoalmente, poderá retirar a Certidão no guichê de atendimento na Sede do Conselho;

O (A) médico (a) poderá autorizar uma pessoa a retirar a Certidão na Sede do Conselho, com os seguintes requisitos:

Autorização por escrito, identificada a pessoa com CPF e identidade;

Autorização devidamente carimbada e assinada pelo (a) médico (a) solicitante;

O (A) médico (a) poderá solicitar por escrito a emissão de Certidão Negativa de Pena Pública pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , com o seguinte requisito:

Solicitação do (a) médico (a) carimbada e assinada. A solicitação (foto ou digitalização) deverá ser anexada ao referido e-mail. 

 

Câmara Municipal vai homenagear os 60 anos do Cremego

 

Em visita ao presidente Leonardo Mariano Reis, na tarde da segunda-feira, 17, o vereador e 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Rogério Cruz (PRB), comunicou que no dia 18 de setembro, às 19h30, será realizada uma sessão especial em homenagem aos 60 anos de fundação do Cremego, celebrados em 2017.

A sessão foi proposta por Rogério Cruz para ressaltar a importância social e história do Conselho. ‘É uma forma de reconhecimento ao brilhante trabalho do Cremego”, disse o vereador, que estava acompanhado da assessora jurídica Rayssa Melo e também se colocou à disposição do Conselho para o debate de temas e projetos que visem melhorar a área da saúde na capital. Leonardo Mariano Reis agradeceu a propositura da sessão, na qual serão homenageadas pessoas que fazem parte da história do Cremego.

 

Conselho forma mais uma turma do Curso de Ética Médica

O Cremego formou mais uma turma do Curso de Ética Médica, promovido gratuitamente pelo Conselho e aberto a médicos e a acadêmicos de medicina. A turma, a primeira de 2017, teve início em 21 de março passado, com aulas semanais ministradas sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21 horas, na sede do Cremego.

Cerca de 140 alunos concluíram o curso. No encerramento das aulas, ocorrido em dia 20 de junho, aconteceu um julgamento simulado, com a participação de conselheiros e alunos. O início da próxima turma do Curso de Ética Médica está previsto para setembro.

 

Parceria entre o Cremego e Crea-GO vai divulgar a importância da engenharia clínica

 

Ao participar no dia 26 de junho do seminário “A presença da Engenharia nos estabelecimentos de saúde”, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, ressaltou a importância da interação e cooperação entre Conselhos para a busca da excelência e qualidade na segurança dos procedimentos e do funcionamento dos estabelecimentos de saúde goianos. Leonardo Reis agradeceu a atenção dada ao Cremego para que pudesse participar do seminário e adiantou que Cremego e Crea-GO devem promover cursos em parceria para orientar diretores dos hospitais e médicos sobre a importância da engenharia clínica. 

O presidente do Crea-GO, engenheiro Francisco Almeida, afirmou que “a parceria entre o Crea, Cremego e outras instituições é muito importante para que possam, através não só do seminário, mas de outras políticas públicas, contribuir, oferecendo soluções técnicas para a sociedade. Francisco ainda frisou que é preciso “mostrar que contratar um profissional da engenharia clínica vai resolver o problema da segurança, da qualidade e da economia. Se os profissionais não significarem tudo isso, não há justificativa para a contratação”.

O seminário, que reuniu 75 participantes, teve como objetivo mostrar os benefícios da engenharia clínica para garantir a qualidade e segurança nos serviços de operação e manutenção da infraestrutura e dos equipamentos clínicos, além de apresentar a situação da especialidade no Estado de Goiás e expor resultados obtidos em casos reais. O evento também buscou discutir as atividades do engenheiro clínico, que incluem segurança do paciente, gestão da tecnologia, participação na aquisição, recebimento e manutenção do equipamento, gerenciamento dos resíduos sólidos, otimização da produtividade dos funcionários e auxílio nas definições de projeto do hospital. Leia mais.

 

AGENDA

 

Presidente do Cremego reúne-se com presidente da Juceg

 

O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, reuniu-se, no dia 7 de julho, com o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Rafael Lousa. Em pauta: o registro de empresas médicas em Goiás. O encontro fez parte de uma série de reuniões que o presidente do Conselho tem feito com instituições, como a Receita Federal, Conselho Regional de Contabilidade e Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região para tratar da atuação de empresas médicas no Estado.

 

Cartões de descontos e clínicas populares são temas de reunião em Ceres

 

No dia 3 de julho, o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, reuniu-se com médicos de Ceres. A reunião aconteceu na cidade do Vale do São Patrício e contou também com as presenças do delegado do Cremego em Ceres, Fernando Corso, e da conselheira Shirley Gonçalves de Pádua Miguel. Em pauta: cartões de desconto, o funcionamento de clínicas populares e a defesa profissional dos médicos.

 

NA MÍDIA

 

Presidente fala à imprensa sobre fraude em vestibular de medicina

 

Em entrevista ao jornal O Popular, publicada no dia 8 de julho, o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, condenou duramente as recentes fraudes descobertas em vestibulares de medicina e cobrou uma apuração rígida por parte da polícia e a punição dos responsáveis. "Entendemos que esse é um delito grave, que deve ser bem apurado e os responsáveis precisam ser punidos exemplarmente. É algo muito sério”, disse o presidente, para quem tanto os criminosos que fazem parte da quadrilha, quanto os candidatos que se dispõem a participar do esquema fraudulento, precisam ser punidos exemplarmente. "É antiético e o profissional que sai da universidade com esse tipo de entrada constrange a categoria e difama a classe”. Leia mais.

 

Testamento vital é tema de reportagem da PUC TV

 

Em reportagem veiculada no dia 17 de julho pela PUC TV, o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, falou sobre a Resolução CFM número 1.995/2012, que dispõe sobre as diretivas antecipadas de vontade dos pacientes. Confira.

 

 

Para ficar sempre atualizado (a) sobre o trabalho do Cremego, eventos e ações na área da saúde, acesse o site www.cremego.org.br ou curta nossa página no facebook.


 

Boletim Eletrônico Ano 11 Nº 530 19/07/2017
Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)
Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis - CRM/GO 9.845
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego
www.cremego.org.br  
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   (62) 3250 4900

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00