Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
BOLETIM ELETRÔNICO Nº 532 (15/09/17)

 

Boletim Eletrônico Nº 532 Ano 11 - 15/09/2017

 

Cremego propõe TAC com novos prazos para sanar deficiências na Santa Casa

 

O Cremego está propondo à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a definição de prazos para que os problemas que ainda persistem e comprometem o funcionamento do hospital sejam sanados. O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, explicou que são propostos um prazo de 30 dias para a solução de problemas emergenciais, como o déficit de médicos na unidade, e um prazo de 90 dias para a correção de falhas estruturais, como a reforma de enfermarias que carecem destes reparos.

 

Ao final destes prazos, se as deficiências persistirem, a Santa Casa poderá sofrer uma interdição ética por parte do Cremego. Na prática, essa interdição proibiria os médicos de atuarem na unidade, considerando que o local não oferece condições dignas de trabalho aos profissionais e coloca em risco a segurança da assistência aos pacientes.

 

A proposta do TAC foi anunciada à imprensa na segunda-feira (11/09) pelo presidente do Cremego. No mesmo dia, pela manhã, uma vistoria realizada pelo Conselho na Santa Casa constatou que parte das deficiências que levaram o Cremego a instaurar um procedimento de interdição ética do hospital, no dia 17 de agosto, já foi sanada. O Conselho havia dado um prazo de 15 dias para a correção dos problemas.

 

NA MÍDIA

 

TV ANHANGUERA/GOIÁS

Cremego faz nova vistoria na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

 

Clique aqui, leia mais sobre o assunto e confira outras matérias veiculadas na imprensa goiana

 

 

 

CONVITE

 

60 anos Conselho serão homenageados em sessão especial da Câmara Municipal de Goiânia

 

A Câmara Municipal de Goiânia vai realizar uma sessão especial no dia 18 de setembro (próxima segunda-feira), às 19h30, em comemoração aos 60 anos de fundação do Cremego, celebrados em 2017.

Na ocasião, serão homenageados ex-presidentes e vice-presidentes, ex-conselheiros federais e os conselheiros e cinco colaboradores com maior tempo de atuação no Cremego e que fazem parte da história do Conselho. A realização da sessão foi proposta pelo vereador Rogério Cruz (PRB), que visitou o Conselho em julho.

O Cremego convida todos os médicos goianos a prestigiarem a sessão.

Data: 18/09 (segunda-feira)

Local: Câmara Municipal de Goiânia – Av. Goiás, 2001, Centro – Plenário

Horário: 19h30

 

 

RESOLUÇÃO

 

Sociedades de especialidades médicas sugerem mudanças na Resolução CFM nº 2056/13

 

As exigências previstas na Resolução CFM nº 2056/13, que estabelece critérios mínimos para o funcionamento dos serviços médicos, definindo, por exemplo, quais equipamentos, materiais e medicamentos devem estar disponíveis nos consultórios, foram debatidas na sede do Cremego no final de agosto.

 

A plenária temática foi coordenada pelo presidente do Conselho, Leonardo Mariano Reis, e contou com as presenças de diretores e conselheiros do Cremego e representantes de Câmaras Técnicas e de sociedades de especialidades médicas.

 

Eles avaliaram o texto da resolução e os critérios que são observados pelos médicos fiscais durante as vistorias feitas pelo Cremego nos consultórios e apresentaram sugestões para o aperfeiçoamento da norma. Essas sugestões serão encaminhadas pelo Cremego ao Conselho Federal de Medicina.

 

 

NOVA CÂMARA

 

Conselho vai criar Câmara Técnica de Direito Médico

 

O Cremego prepara a criação de uma Câmara Técnica de Direito Médico. A implantação da nova câmara foi um dos assuntos discutidos entre o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e vice-presidente da Comissão Nacional de Legislação do Conselho Federal da OAB, Leon Deniz, e a advogada da Área de Direito Médico e secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag – OAB/GO), Ana Lúcia Amorim Boaventura. Na visita dos advogados ao Cremego, no início de setembro, também foram discutidos projetos em parceria entre o Conselho e a OAB. As entidades devem trabalhar em conjunto em defesa de projetos de lei voltados para a melhoria da área da saúde.

 

 

SETEMBRO AMARELO

 

CFM e ABP promovem campanha Setembro Amarelo para prevenção do suicídio

 

Todos os anos, são registrados mais de 10 mil suicídios no Brasil. Preocupado com esse importante tema de saúde pública, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) desenvolvem, desde o dia 1º deste mês, uma série de ações na perspectiva de que é possível prevenir esse problema, com o apoio de profissionais de saúde, de todos os níveis de atenção, que estejam aptos a reconhecer os seus fatores de risco. Esse é o quinto ano consecutivo que o CFM, em parceria com a ABP, participa ativamente da campanha Setembro Amarelo, que tem o apoio também do Cremego. Leia mais.

 

 

 

ATO MÉDICO

 

Colégio Brasileiro de Radiologia defende que ultrassonografia é um ato médico

O presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Manoel de Souza Rocha, participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, e reiterou que a realização do exame de ultrassonografia é um ato médico. A audiência debateu o Projeto de Lei 3.661 de 2012 (PL 3661/2012), que ao longo dos anos, vem sendo modificado por meio de substitutivos.

Em sua proposta inicial, o projeto admitia a realização de exames de ultrassonografia por profissionais não médicos. No entanto, devido ao trabalho de diferentes diretorias do CBR, chegou-se a um consenso de que a realização do exame de ultrassonografia é prerrogativa dos médicos. Confira o vídeo gravado pelo presidente sobre o assunto.

 

 

 

AGENDA

 

Posse da Comissão de Ética Médica da Cemice

 

A Coordenação das Comissões de Ética Médica do Cremego convida para a posse da Comissão de Ética Médica da Clínica Infantil de Ceres (Cemice). A solenidade será no dia 16 de setembro, às 8h30, no auditório da Cemice, em Ceres.

 

 

Para ficar sempre atualizado (a) sobre o trabalho do Cremego, eventos e ações na área da saúde, acesse o site www.cremego.org.br, curta nossa página no facebook e nos siga no instagram.

 

 


Boletim Eletrônico Ano 11 Nº 532 15/09/2017
Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)
Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis - CRM/GO 9.845
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego
www.cremego.org.br  
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   (62) 3250 4900

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00