Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
BOLETIM ELETRÔNICO Nº 533 (17/10/17)

 

Boletim Eletrônico Nº 533 Ano 11 - 17/10/2017

 

DIA DO MÉDICO

Conselho vai entregar a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico

Os médicos Antônio Calzada Machado, Caied Salin, Hélio Moreira, Hervieu Fachetti, João Baptista Carrijo, João Rosa do Espírito Santo, Jonas Ubirajara Husni e Theobaldo Silva Costa serão homenageados pelo Cremego no dia 19 de outubro, quinta-feira, com a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico. A solenidade, que marcará as comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, será às 20 horas, no auditório do Cremego – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos) e é aberta a toda a classe médica.

A comenda Honra ao Mérito Profissional Médico foi criada em 2005, dentro das celebrações do Dia do Médico. Desde então, a cada ano, o Conselho presta uma homenagem a médicos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e a valorização da medicina goiana na assistência à população, na organização da classe médica e nas áreas do ensino e pesquisa. Ao condecorar os homenageados com a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico, o Cremego homenageia também todos os médicos que se dedicam ao exercício ético da medicina em Goiás. Leia mais.

 

HOMENAGENS

60 anos do Cremego são homenageados pela Câmara Municipal de Goiânia

A Câmara Municipal de Goiânia homenageou em sessão especial, realizada no dia 18 de setembro, os 60 anos do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego). Com propositura do vereador e 2º vice-presidente da Casa, Rogério Cruz (PRB), o evento reuniu diretores, conselheiros, colaboradores do Cremego e convidados.

Rogério Cruz, em seu discurso em nome dos 35 parlamentares que compõem o Legislativo Municipal, destacou que a importância do Cremego para o exercício profissional da medicina e disse que o Conselho é uma das entidades representativas mais respeitadas pela população de Goiânia e do Estado de Goiás. Leia mais.

 

Caderno especial - Ainda dentro das comemorações dos 60 anos do Cremego, foi veiculado um caderno especial sobre o Conselho na edição de 15 de outubro do jornal O Popular. Clique aqui, confira e boa leitura!

 

 

 

Câmara dos Vereadores de Goiânia homenageia médicos

Em sessão especial realizada na noite de 10 de outubro, a Câmara dos Vereadores de Goiânia comemorou o Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, homenageando representantes da classe médica goianiense. Dentre os homenageados estavam o presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, os conselheiros Robson Paixão Azevedo, Waldemar Naves do Amaral e Salomão Rodrigues Filho, também conselheiro do CFM.

 

 

 

PLENÁRIA – SUICÍDIO

Cremego debate o suicídio entre médicos e alerta para a necessidade de prevenção das mortes

Dentro das celebrações da campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) realizou, no dia 28 de setembro, um debate sobre suicídio entre médicos. A plenária temática teve o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a participação de conselheiros do Cremego, da Câmara Técnica de Bioética, de médicos e acadêmicos de medicina.

Buscando contribuir com a redução dos alarmantes números de suicídio no Brasil, inclusive entre a classe médica, a plenária aprovou a intensificação de ações preventivas por parte do Cremego. Assim, os trabalhos do Conselho para a prevenção do suicídio vão além da campanha Setembro Amarelo. Uma das ações aprovadas é a divulgação das cartilhas “Suicídio: informando para prevenir” e “Comportamento suicida: conhecer para prevenir”, já disponíveis no site do Cremego. Saiba mais sobre a plenária. Leia mais.

 

 

 

 

 

 

PLENÁRIA - REGULAÇÃO

A regulação de pacientes e corte na complementação de exames do SUS são debatidos em plenária

Com a participação de médicos, conselheiros e diretores do Cremego, representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (Simego), o Cremego promoveu uma plenária temática para debater a regulação de pacientes para unidades de saúde. A reunião, realizada no dia 3 de outubro, na sede do Conselho, também abordou os cortes na complementação de exames do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

A plenária aprovou a criação de um grupo de trabalho para aprofundar as discussões e normatizar procedimentos para a regulação. O presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, também sugeriu às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde a implantação de programas de capacitação para os médicos que trabalham na regulação e para os que estão nas unidades de saúde e fazem rotineiramente a solicitação das vagas.

Em relação aos recentes cortes da complementação de valores da tabela do SUS que vinha sendo paga pela Secretaria Municipal de Saúde por exames e por outros procedimentos, a plenária solicitou ao Simego a convocação de uma assembleia geral dos médicos para avaliar o problema. A assembleia foi realizada e os médicos aprovaram a suspensão do atendimento a partir do dia 18 de outubro, caso a portaria não seja revogada. Leia mais.

 

 

PLENÁRIA – CODAME: PARTICIPE!

Plenária temática do Cremego vai debater a divulgação de assuntos médicos

Data: 31/10/17

Horário: 20 horas

Local: Cremego – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos).

Assunto: Plenária temática do Cremego vai debater a atuação da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) e as resoluções que definem critérios norteadores da propaganda/divulgações em medicina

 

 

 

AGENDA

Cremego vai empossar novas Comissões de Ética Médica

 

A Coordenação das Comissões de Ética Médica do Cremego convida a classe médica para a solenidade de posse das Comissões de Ética Médica de unidades de Goiânia, que será realizada no dia 17, às 19 horas, no auditório do Conselho – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos). Serão empossados os médicos eleitos pelo corpo clínico das seguintes unidades:

 

Centro de Especialidades Médicas (Senador Canedo)

Credeq - Centro de Referência e Excelência em Dependência Química Professor Jamil Issy

Hemolabor

Hospital Promed

Centro Médico Vitória

Hospital de Acidentados Santa Isabel

Hospital Dr. Alberto Rassi

Hospital Goiânia Leste e Ogti

Hospital Infantil de Campinas

Hospital Santa Maria

Hospital São Francisco de Assis e Santa Clara Serviços de Saúde

SAU I – Serviço de Atendimento Unimed

 

Para ficar sempre atualizado (a) sobre o trabalho do Cremego, eventos e ações na área da saúde, acesse o site www.cremego.org.br, curta nossa página no facebook e nos siga no instagram.


Boletim Eletrônico Ano 11 Nº 533 17/10/2017
Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)
Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis - CRM/GO 9.845
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego
www.cremego.org.br  
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   (62) 3250 4900

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00