Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
BOLETIM ELETRÔNICO Nº 534 (20/11/17)

 

Boletim Eletrônico Nº 534 20/11/2017

 

Exame do Cremego será aplicado a recém-formados em medicina

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas até o dia 8 de dezembro. A prova será aplicada no dia 16 de dezembro

O Cremego vai realizar seu primeiro exame de egressos de cursos de medicina. A criação e realização da prova de conhecimentos médicos, que servirá como instrumento de avaliação da formação dos profissionais recém-graduados, estão disciplinadas na Resulução Cremego Nº 100/2017, publicada em 1º de novembro, no Diário Oficial do Estado de Goiás, e já em vigor.

Aprovado em sessão plenária realizada no dia 26 de outubro, o Exame do Cremego será realizado anualmente e se trata de um teste cognitivo, que abrangerá as áreas essenciais da medicina, com ênfase nos conteúdos básicos considerados imprescindíveis ao bom exercício profissional. A prova será elaborada sob a responsabilidade do Cremego, que poderá contratar professores e/ou instituições competentes para a sua execução. Ela será objetiva, com cem questões de múltipla escolha, e serão considerados aprovados os inscritos que acertarem, pelo menos, 60% das questões.

Os resultados individuais dos recém-formados são confidenciais e serão revelados única e exclusivamente aos participantes. As faculdades de medicina receberão um relatório conclusivo de desempenho de seus alunos, por área de conhecimento, sem a identificação pessoal dos participantes.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Cremego (www.cremego.org.br).  As inscrições para a prova deste ano foram abertas no dia 13 de novembro e seguem até 8 de dezembro de 2017. Até o dia 13 de dezembro, os candidatos vão receber uma confirmação pelo e-mail indicado no Formulário de Inscrição. A prova será aplicada no dia 16 de dezembro, das 8 às 12 horas, na sede do Cremego – Rua T-27, 148, Setor Bueno, Goiânia (GO) – entrada de eventos. Saiba mais.

 

Apoio à moratória na abertura de novos cursos de medicina

O Cremego apoia a proposta do Governo Federal, divulgada pelo Ministério da Educação, de suspender por cinco anos a abertura de novos cursos de medicina no Brasil. O Cremego entende que a atual oferta de vagas em faculdades de medicina é mais do que suficiente para suprir a demanda de médicos no País e que falhas na distribuição territorial destes profissionais devem ser sanadas de outra forma e a simples graduação de mais médicos não é uma delas.

E mais: muitas escolas médicas abertas nos últimos anos não oferecem a estrutura física e didático-pedagógica necessária para a formação de profissionais qualificados para o atendimento da população. Em muitas localidades, houve uma metastização dos cursos sem qualquer preocupação com a qualidade dos mesmos.

Defendemos a melhoria do ensino médico e não a abertura desenfreada de novas faculdades. Para contribuir com essa avaliação e o aperfeiçoamento do ensino, o Cremego vai realizar seu primeiro exame para formandos e recém-formados em medicina. A primeira prova será aplicada no dia 16 de dezembro e o resultado poderá ser usado pelas escolas para a identificação e correção de possíveis falhas.

 

 

Conselho alerta sobre riscos em partos domiciliares

 

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 13, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) faz uma alerta à sociedade e à classe médica sobre os riscos dos partos domiciliares e desaconselha essa prática por não oferecer segurança nem à gestante nem ao bebê. Clique aqui e confira a nota do Cremego sobre o assunto.

 

 

 

 

Cremego e SGGO vão debater a Assistência Obstétrica e sua Interface com a Enfermagem Obstétrica

 

O Cremego e a Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO) convidam todos os médicos obstetras, diretores técnicos de maternidades e chefes de serviços de residência médica em obstetrícia para a plenária temática que vai debater a “Assistência Obstétrica em Goiás e sua Interface com a Enfermagem Obstétrica”. Participem!

 

Data: 28/11/17 (terça-feira)

Horário: 20 horas

Local: Cremego – Rua T-27, 148, Setor Bueno (entrada de eventos)

 

 

 

Plenária debate a divulgação de assuntos médicos

A aplicação da Resolução número 1974/2011, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que trata da divulgação de informações médicas em anúncios publicitários, entrevista à imprensa, sites, redes sociais, cartões de visitas, fachadas de unidades de saúde e outros canais de comunicação, foi amplamente debatida por diretores e conselheiros do Cremego, médicos de várias especialidades e com atuação nos setores público e privado, advogados da área de direito médico e representantes do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego).

O debate aconteceu durante a plenária temática promovida pelo Cremego, no dia 31 de outubro, para discutir a atuação da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame). A reunião foi aberta com uma apresentação do conselheiro Fernando Ferro, coordenador da Codame, sobre o que dizem as resoluções que definem critérios norteadores da propaganda/divulgações em medicina. Leia mais.

 

 

Boletim Eletrônico Ano 11 Nº 534 20/11/2017
Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)
Presidente: Dr. Leonardo Mariano Reis
Edição: Rosane Rodrigues da Cunha - MTb 764 JP
Assessora de Comunicação - Cremego
www.cremego.org.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
(62) 3250 4900

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner

© PORTAL MÉDICO 2016 - o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás -Todos os direitos reservados
Rua T - 28 N° 245 - Qd. 24 - Lote 19 E 20 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-040 | Fone: (62) 3250-4900 | Fax: (62) 3250-4949 | E-mail - cremego@cremego.org.br
Entrada de Eventos - Rua T-27 Nº 148 - Qd 24 - Lote 12 E 13 - Setor Bueno - Goiânia - GO | Cep: 74210-030 | Horário de funcionamento: Segunda a Sexta - 08h00 às 18h00