Rede dos Conselhos de Medicina
Boletim Eletrônico Nº 554

LogoMarca_Cremego (1)

 

Boletim Eletrônico Nº 554

 

Paulo Roberto Cunha Vencio é o novo presidente do Cremego

Em votação realizada no dia 28 de maio, os conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) elegeram os novos membros da diretoria da entidade. Eleita para a gestão 2020/2022, a nova diretoria, que tomou posse em 1º de junho, tem na presidência o médico Paulo Roberto Cunha Vencio.

Especialista em cardiologia e em clínica médica, ele ocupou a 1ª vice-presidência na gestão anterior. A renovação da diretoria acontece a cada 20 meses dentro da gestão dos conselheiros, que são eleitos pelos médicos inscritos no Cremego para um mandato de cinco anos. Os diretores são escolhidos pelos conselheiros eleitos.

Diretoria – Gestão 01|06|2020 a 31|01|2022

Paulo Roberto Cunha Vencio - Presidente

Leonardo Mariano Reis - 1º Vice-Presidente    

Fernando Pacéli Neves de Siqueira - 2º Vice-Presidente            

Rômulo Sales de Andrade- 1º Secretário

Marcelo Fortunato Macioca - 2º Secretário       

Aldair Novato Silva - 1º Tesoureiro        

Erso Guimarães – 2º Tesoureiro

Waldemar Naves do Amaral - Diretor Científico             

Antônio Carlos de Oliveira e Ribeiro - Diretor de Fiscalização

José Umberto Vaz de Siqueira - Corregedor de Processos        

Sheila Soares Ferro Lustosa Victor- Corregedora de Sindicância

 

Curso de Ética Médica será retomado no dia 30

A primeira turma de 2020 do Curso de Ética Médica do Cremego voltará a ter aulas amanhã, 30 de junho, de forma virtual, via Zoom, a partir das 19h30. As aulas foram suspensas em março, em função da pandemia de Covid-19.

O curso continuará sendo ministrado em todas as terças-feiras e se encerra no dia 11 de agosto. As aulas da segunda turma do ano estão previstas para começar em 22 de setembro.

Para entrar na reunião, clique aqui: ID da reunião: 973 1632 8069 e Senha: cremego

 

Cremego prorroga suspensão de prazos processuais até 21 de julho

Seguindo a Portaria do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 102/2020, o Cremego prorroga a suspensão de prazos processuais de Processos Ético Profissionais e Sindicâncias até o dia 21 de julho.

A medida é válida para audiências, sessões de julgamento e atos introdutórios presenciais já designados, ressalvada a possibilidade da prática destes atos por meio eletrônico.

A apreciação de relatório de Sindicância, Interdição Cautelar e seus respectivos recursos poderá se feita durante esse período de suspensão nos termos da Resolução CFM nº 2.275/2020 e demais normas que possibilitem a realização dos atos processuais.Os demais atendimentos no Cremego, que não podem ser feitos pelo Portal de Serviços, devem ser agendados previamente. Leia mais.

 

Prescrição de cloroquina e hidroxicloroquina deve ser feita em receita especial de duas vias

Toda prescrição de medicamento à base de cloroquina ou hidroxicloroquina precisa ser feita em receita especial (receituário branco) em duas vias. A determinação está na RDC 351/2020, aprovada pela Anvisa. A nova regra incluiu esses medicamentos na lista de substâncias controladas.

A entrega ou venda do medicamento nas farmácias e drogarias só poderá ser feita para pessoas com a receita especial, para que uma via fique retida na farmácia e outra com o paciente. Leia mais.

 

Pesquisa avalia distúrbios de olfato em profissionais de saúde durante a pandemia

A otorrinolaringologista Mariana Sbrana (CRM/SP 161694) está desenvolvendo uma pesquisa em conjunto com o Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP para avaliar a prevalência de distúrbios do olfato no grupo de profissionais de saúde durante a pandemia de Covid-19.

O questionário online já está disponível e o objetivo dos pesquisadores é avaliar a relação entre a exposição e a infecção pelo novo coronavírus e as alterações do olfato. O questionário tem 17 questões e leva cerca de 5 minutos para ser respondido. Leia mais.

 

SBCP-GO reitera ao Cremego que cirurgiões plásticos estão prontos para atuar em plantões de atendimento de traumas de face

Em reunião com o presidente do Cremego, Paulo Vencio, diretores e representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) reiteraram que os especialistas estão prontos para o atendimento de traumas de face em plantões de urgência em hospitais públicos e privados goianos.

Embora regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, a participação dos cirurgiões plásticos nas equipes de cirurgias de trauma de face nos períodos de plantões ainda não faz parte da realidade de alguns hospitais do Estado.

Por isso, a SBCP-GO buscou o apoio do Cremego para assegurar a maior participação de cirurgiões plásticos nestes atendimentos em instituições públicas e privadas. O objetivo é ampliar a integralidade da assistência ao paciente vítima de trauma em Goiás.

O assunto será debatido na Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Cremego, que é responsável pela avaliação de temas relacionados à especialidade e à defesa do ato médico na área da cirurgia plástica.

 

Ciro Ricardo Pires de Castro será homenageado pelo Cremego no dia 1º

Nesta quarta-feira, 1º de julho, às 19h30, o Cremego fará uma homenagem póstuma ao médico, ex-conselheiro e ex-diretor Ciro Ricardo Pires de Castro, que faleceu no dia 27. Acompanhe. A transmissão será pela plataforma Zoom.

Para participar da homenagem, clique aqui: ID da reunião: 939 4129 6503 - Senha: cremego

 

Lives do Cremego abordam pandemia e têm cerca de 80 mil visualizações

Dentro de suas ações educativas, desde março, o Cremego vem realizando uma série de lives sobre temas relacionados à pandemia de Covid-19. Coordenadas pelo diretor Científico, Waldemar Naves do Amaral, e com a participação de diretores e conselheiros, as lives acontecem sempre nas manhãs de domingo, às 10 horas, e nas noites das quartas-feiras, às 18 horas, e já alcançaram cerca de 80 mil pessoas nas redes sociais do Conselho.

A cada edição, a ação recebe médicos especialistas e representantes de entidades médicas para um debate com o público sobre diversos assuntos que envolvem a Covid-19.

 

Live aborda publicidade médica

Na live realizada no dia 24 de junho (clique aqui) pelo Cremego, o coordenador da Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), conselheiro Fernando Ferro, falou sobre as normas de publicidade na área médica.  Ele destacou as principais falhas verificadas pela Codame, como a postagem ou republicação de imagem de pacientes, publicação de fotos de antes e depois de procedimentos e veiculação de informações sobre equipamentos e produtos.

O coordenador orientou os médicos sobre a comunicação de forma clara e ética nas redes sociais e em entrevistas à imprensa. Ele também destacou que a Codame está à disposição para orientá-los neste trabalho, prevenindo as infrações e contribuindo para a boa comunicação com a sociedade.

 Acesse o canal do Cremego no Youtube e confira essa e outras lives completas. As lives acontecem sempre às quartas-feiras, às 18 horas, e aos domingos, às 10 horas. Clique aqui.

 

 

Covid-19: Confira as recomendações do Cremego e principais informações sobre a pandemia. Clique aqui.

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)

Presidente: Dr. Paulo Roberto Cunha Vencio

Edição: Rosane Rodrigues da Cunha/ MTb 764 JP

Assessora de Comunicação Cremego

www.cremego.org.br  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (62) 3250 4900

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner