Rede dos Conselhos de Medicina
Boletim Eletrônico 557

BOLETIM ELETRÔNICO  557

 

 

Dia do Médico - Cremego inaugura monumento em homenagem a médicos que tombaram pela Covid-19

 

O Cremego inaugurou, no dia 15 de outubro, um monumento em homenagem aos médicos que tombaram pela Covid-19. A inauguração abriu as celebrações do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.

O presidente do Cremego, Paulo Roberto Cunha Vencio, contou que o Conselho decidiu fazer a homenagem logo nos primeiros meses de pandemia. “Infelizmente, nessa caminhada, perdemos vários colegas, mas os médicos nunca se acovardaram ou se esconderam da luta. Por isso, somos honrados em ser o Conselho de uma profissão tão digna e que não abaixa a cabeça para a doença”.

O diretor Científico do Cremego, Waldemar Naves do Amaral, falou sobre o monumento confeccionado em mármore preto e instalado na entrada de eventos do Conselho, na Rua T-27, Setor Bueno. “O memorial traz os nomes dos médicos que tombaram pela doença. Falamos ‘tombaram’ porque estamos, sim, em uma guerra. Também tem uma homenagem a todos que lutam na linha de frente da pandemia e aos médicos que se contaminaram pela Covid-19 e se recuperaram”, explicou.

O 1º vice-presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis, ressaltou sua solidariedade às famílias dos médicos que faleceram e aos profissionais que ainda estão se recuperando da Covid-19. “Essa doença não é brincadeira, ela devasta o organismo de alguns pacientes. Então, temos que ter muita responsabilidade e manter os cuidados”, alertou e acrescentou a importância da manutenção das restrições de aglomerações. A corregedora de Sindicância do Cremego, Sheila Soares Ferro Lustosa Victor, e o diretor de Fiscalização, Antônio Carlos de Oliveira e Ribeiro também participaram do evento na sede do Conselho.

Transmitida ao vivo pelo Facebook do Cremego, a solenidade contou com a participação virtual do governador de Goiás e também médico Ronaldo Caiado. Ele parabenizou o Conselho pela iniciativa e afirmou que o monumento é uma marca de gratidão aos médicos vítimas da doença. “Eles foram verdadeiros combatentes nessa guerra e mostraram o compromisso que nós médicos temos com a vida”, afirmou.

Virtualmente, a solenidade reuniu ainda representantes de diversas entidades médicas, que manifestaram homenagens aos colegas falecidos e aos que estão atuando no combate à pandemia. Dentre os participantes estavam o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, Antônio Fernando Carneiro; o presidente da Academia Goiana de Medicina, Lindomar Guimarães Oliveira; o presidente do Comitê de Entidades Médicas (Cemeg), José Umberto Vaz de Siqueira; o presidente eleito da Associação Médica de Goiás (AMG), Washington Luiz Ferreira Rios; a presidente do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Franscine Leão; o presidente da Sicoob Unicentro Brasileira e ex-presidente do Cremego, Raimundo Nonato Leite Pinto, conselheiros, diretores e várias outras autoridades.

Na segunda etapa da inauguração, os diretores se dirigiram ao monumento, acenderam velas, depositaram flores e fizeram uma oração diante do memorial, que deve se tornar um marco da homenagem aos médicos goianos. Nos próximos dias, o Cremego vai receber familiares dos médicos falecidos para a entrega de um troféu e um diploma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por eles em prol da medicina.

Toda a cerimônia permanece gravada no Youtube do Cremego:  https://www.youtube.com/watch?v=3GZXsAs4Zbk

 

DIA DO MÉDICO - Vice-presidente alerta para a necessidade de manutenção da prevenção da Covid-19

 

Durante a cerimônia de inauguração do monumento criado pelo Cremego em homenagem aos médicos que tombaram pela Covid-19, o 1º vice-presidente do Conselho, Leonardo Mariano Reis, alertou sobre a necessidade de manter os cuidados contra o vírus.

“Essa doença é uma incógnita, não é uma brincadeira. Ela devasta o organismo de alguns pacientes. Então, temos que ter muita responsabilidade. Em que pese a diminuição dos casos, ainda temos um grande risco de segunda onda, como acontece em alguns países, principalmente da Europa”, explicou.

Ele ainda fez um apelo aos governantes para que não afrouxem as medidas de precaução. “Mantenham as restrições a aglomerações em locais públicos, como shows e bares. O que pudermos evitar de aglomerações, até o surgimento de uma vacina, irá salvar vidas”.

 

DIA DO MÉDICO – Entrega de comenda e diploma às famílias

 

Nesta quinta-feira, 22, o Cremego irá transmitir, em uma live, a entrega das primeiras comendas e diplomas às famílias dos médicos vítimas de Covid-19.⠀Na ocasião, os familiares de Altamiro Araújo Campos, Ciro Ricardo Pires de Castro e Jonas Pinheiro Dias receberão a homenagem, que faz parte da celebração do Dia do Médico. A transmissão será pelo Facebook, a partir das 18 horas: www.facebook.com/cremego⠀

 

DIA DO MÉDICO - Gratidão do Cremego ao trabalho dos médicos

 

Acesse e confira a mensagem do Cremego aos médicos goianos. Clique aqui.

 Acesse o canal do Conselho no Youtube e veja também o vídeo e as mensagens dos diretores. Clique aqui.  

 

DIA DO MÉDICO - Cremego na mídia

 

Acesse o site e as redes sociais do Cremego e confira a cobertura da programação do Dia do Médico. Uma das matérias foi veiculada na PUC TV. Clique aqui e assista.

 

DIA DO MÉDICO - Cremego sedia posse da nova diretoria da AMG

 

No Dia do Médico, 18 de outubro, o Cremego sediou a posse da nova diretoria da Associação Médica de Goiás (AMG). A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo Facebook e conduzida pelo diretor Científico do Conselho, Waldemar Naves do Amaral.

José Umberto de Siqueira, ex-presidente da entidade agradeceu o Cremego e as diversas associações médicas pelo apoio durante sua gestão. Ele ressaltou ainda que a data da transferência do cargo era especial. “Neste Dia do Médico, devemos fazer algumas reflexões sobre a nossa profissão, tanto no aspecto humanístico das nossas condutas, quanto também refletir como queremos conduzir nossas carreiras”, afirmou e pediu para que o novo presidente da AMG, Washington Luiz Rios, continuasse com os projetos em andamento.

Washington Luiz parabenizou a gestão anterior da entidade e garantiu que irá seguir no mesmo caminho de benfeitorias. “Para isso, peço o apoio e a união de todas as entidades médicas, assim como de nossos gestores públicos”, declarou e acrescentou que somente dessa forma será possível vencer os desafios impostos, principalmente, pela pandemia de Covid-19.

O governador e médico Ronaldo Caiado também participou virtualmente do evento. Ele parabenizou o novo presidente da AMG e toda a diretoria do Cremego pela atuação constante em defesa da Medicina. “Nessa guerra (da pandemia), não há ninguém mais exposto do que os médicos e a população está reconhecendo isso. Nós estamos na frente da batalha e, infelizmente, vendo colegas perdendo a vida”. Ele ressaltou que, em seus 46 anos como médico, nunca viveu uma crise sanitária semelhante.

Participaram ainda representantes de diversas entidades médicas, como o tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira; o presidente da Academia Goiana de Medicina, Lindomar Guimarães Oliveira; a presidente do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Franscine Leão; o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM/UFG), Fernando Carneiro; o presidente da Sicoob UniCentro Brasileira, Raimundo Nonato; e o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou.

Todos lembraram da importância da união para alcançar maior valorização médica e manter a dignidade da profissão.

“É importante nos reunirmos para levarmos aos gestores, como o governador, as soluções e informações que eles precisam para suas decisões. Afinal, como na pandemia que estamos enfrentando, o médico sem condições de trabalho é mais um a sofrer. Quando oferecemos condições tecnológicas e apoio das entidades, ele se sente junto conosco”, ressaltou o presidente do Cremego, Paulo Vencio, ao final da cerimônia.

Assista o evento completo pelo Youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=0enGXt2X5ys 

 

Cremego alerta para que pacientes e empresas confiram se o médico está regularmente cadastrado no Conselho

 

Antes de fazer uma consulta, é importante que os pacientes confiram se o médico está regularmente cadastrado no Cremego. Para isso, basta acessar o site do Conselho (www.cremego.org.br) e clicar em “Busca de Médico”, no menu lateral. Em seguida, preencher com os dados do profissional. Nos resultados, irá aparecer se o cadastro do médico está regular perante o Cremego, ou seja, se ele está apto a atuar em Goiás.

Também é possível pesquisar qual ou quais especialidades médicas ele tem registradas no Cremego. Instituições públicas e privadas de saúde também devem ficar atentas a esse assunto. Antes de contratar um médico, é importante que façam a mesma pesquisa e analisem de forma aprofundada os documentos apresentados. Assim, é possível reforçar a segurança e a qualidade da assistência médica oferecida aos pacientes. Ao encontrar irregularidades, as empresas e os pacientes devem entrar em contato com o Cremego. O Conselho irá encaminhar o caso aos órgãos policiais competentes para a adoção de medidas cabíveis.

 

CURTAS


Exame de Egressos: confira o resultado preliminar da prova

Com a participação de 467dos 620 inscritos, o Cremego aplicou, no dia 12 de setembro, a prova de egressos de 2020. Esse exame é uma forma de avaliação do ensino médico. De acordo com o resultado preliminar, 64% dos candidatos foram aprovados. São considerados aprovados, os que acertam, pelo menos, 60% das questões. Leia mais.

 

Cremego inicia no domingo o I Curso de Processos Médicos e Direito

Para orientar os médicos sobre a prevenção de processos éticos e informá-los sobre todas as etapas de tramitação destes procedimentos no Conselho, o Cremego inicia neste domingo, 25 de outubro, às 10h30, sua primeira turma do Curso de Processos Médicos. As aulas serão online, veiculadas ao vivo pelo facebook do Conselho.⠀

As lives, dez ao todo, vão abordar temas, como conceito e fluxograma dos processos; a importância dos documentos médicos; a relação entre o médico, o CFM, o Cremego, a Justiça Cívil e a Justiça Criminal; o médico e o processo administrativo; o médico e o direito trabalhista; corte arbitral e a prática de procedimentos, como reprodução assistida. Participe: www.facebook.com/cremego⠀

 

Saiba mais sobre a Ouvidoria do Cremego


A Ouvidoria do Cremego está disponível durante 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, para atender queixas ou dúvidas a respeito de más condições de trabalho e outras falhas que impedem uma boa assistência à saúde da população.⠀


São cinco ouvidores que se revezam para atender médicos e sociedade de forma ininterrupta. Ao ligar para o número (62) 3250 4930, a chamada é redirecionada automaticamente para o celular de um deles. A Ouvidoria também pode ser acessada pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Médico, atenção às postagens em redes sociais

O decoro é um aspecto muito importante na medicina.⠀Por isso, os médicos devem sempre analisar bem o que irão publicar em suas redes sociais, para que o material não ridicularize nem o próprio profissional nem a medicina.⠀Caso você tenha dúvida a respeito de alguma imagem ou vídeo que quer postar, conte com a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do Cremego para te ajudar. Você pode enviar um e-mail para: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .⠀Também conheça as normas da publicidade médica na Resolução nº 1.973/2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM), disponível no link: portal.cfm.org.br/publicidademedica.

 

Mais notícias...

Para acompanhar as ações do Cremego, saber mais sobre eventos e cursos realizados pelo Conselho e ficar bem informado sobre o que acontece na área médica, acesse o site www.cremego.org.br e acompanhe o Conselho no Instagram, Facebook e Youtube.

 .............................................................................................................................

Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)

Presidente: Dr. Paulo Roberto Cunha Vencio (CRM/GO 8225)

Edição: Rosane Rodrigues da Cunha/ MTb 764 JP

Assessora de Comunicação Cremego

www.cremego.org.br   Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  (62) 3250 4900

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner