Rede dos Conselhos de Medicina
Cremego entrega troféu e diploma Honra ao Mérito Médico Profissional 2020 a dez médicos

Na noite de 26 de novembro, o Cremego realizou a tradicional entrega dos troféus e diplomas de Honra ao Mérito Médico Profissional 2020, que, desde 2005, homenageia anualmente os médicos com mais 35 anos de carreira e que se destacam pelo exercício ético da Medicina, além da contribuição com a ciência e sociedade. A entrega da comenda faz parte das comemorações do Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro.


Neste ano, foram homenageados dez médicos: Aiçar Chaul, Edith Teresa Pizarro Zacariotti, Félix André Sanches Penhavel, Fernando Bezerra De Albuquerque, Gil Eduardo Perini, Mirian Socorro Cardoso Seixas, Nilton Arantes Silva, Paulo Humberto Siqueira, Paulo Sergio Peres Fonseca e Sebastião Célio Rodrigues Cunha.


No início da cerimônia, realizada de forma virtual, o presidente do Cremego, Paulo Roberto Cunha Vencio, agradeceu aos médicos por todo o trabalho em prol da saúde da sociedade goiana. “Hoje, a importância do médico é maior do que nunca. Nós e os demais profissionais da saúde fomos os primeiros a atacar essa doença (Covid-19). Porém, esse esforço não é de agora, isso existe em nós desde que decidimos ser médicos. Por isso, agradecemos o exemplo que vocês nos dão e por tudo o que fizeram para a Medicina e para a sociedade”, afirmou.


Os homenageados foram indicados pelos conselheiros do Cremego e tiveram seus nomes aprovados em uma sessão plenária. Durante a homenagem, vários conselheiros também transmitiram seus agradecimentos e contaram o quanto esses profissionais foram importantes para a vida profissional e também pessoal de cada um. Eles ressaltaram o pioneirismo, a dedicação, a ética e a grande contribuição de cada homenageado à medicina e à formação dos médicos, além de serem um exemplo para futuras gerações de profissionais.


Fernando Paceli, 2º vice-presidente do Cremego, por exemplo, falou sobre Aiçar Chaul. Ele relatou a importância do médico na formação de novos profissionais em Goiás. “O professor Aiçar há muito deveria ser homenageado pela sua história na Faculdade de Medicina. Quase todos nós passamos por aulas com ele. É um indivíduo reto e correto, que é um expoente da dermatologia em Goiás”.


Valéria Granieri Oliveira Araújo, conselheira do Cremego, ressaltou a atuação de Edith Teresa Pizarro Zacariotti como médica e professora. “É com muito orgulho que entrego essa homenagem, pois é uma professora e pediatra exemplar”.


Já a história de Félix Penhavel foi ressaltada pelo conselheiro do Cremego e do Conselho Federal de Medicina (CFM), Leonardo Emílio. “É um prazer enorme estar aqui hoje homenageando o meu amigo, mestre e conselheiro. O doutor Félix é, seguramente, a pessoa que representa o Código de Ética Médica, que defende a autonomia do médico, a prática da não maleficência, a beneficência, a justiça e a equidade. Esses princípios da ética e da bioética são os que ele passa a todos os seus alunos”, contou.


O 2º tesoureiro do Conselho, Erso Guimarães, mostrou sua admiração ao colega Gil Perini. “Gil, além de ser um médico renomado, é um colega humano, que se preocupa com o paciente como um todo”.


O conselheiro Anderson Weber de Lima Lago falou sobre o trabalho do homenageado Fernando Bezerra de Albuquerque. “Fernando sempre foi uma pessoa carismática e disposta a ajudar. Também se torna referência onde atua, como no Vale do São Patrício”.


O cuidado de Mirian Socorro Cardoso Seixas com seus pacientes foi ressaltado pela conselheira Cacilda Pedrosa. “É uma honra falar dela, com toda a sua história frente à gineco-obstetrícia. Ela sempre teve uma conduta extremamente ética e humana, com muito desvelo pelo seu paciente, em todo momento dando a atenção que hoje nós tentamos ensinar aos nossos alunos”.


O conselheiro Antônio Carlos de Oliveira contou sua história com Nilton Arantes. “Acho que conheço o Nilton antes mesmo de nascer. Ele ajudou a me educar e a gente já trabalha juntos há quase 20 anos. É uma pessoa exemplar e que une muito a classe médica, principalmente a área da anestesiologia. Também é uma pessoa muito humana e que trabalha em várias causas sociais”.


Sandro Martins, também conselheiro do Cremego, reforçou a atuação exemplar de Nilton Arantes na anestesiologia. “Eu me sinto muito orgulhoso de, representando o Cremego, participar dessa honraria, pois, além de ser um expoente na anestesiologia em Goiás, Nilton também é uma pessoa de uma bondade que não conseguimos mensurar”, afirmou.


O trabalho como patologista de Paulo Sérgio Fonseca foi exaltado pelo conselheiro Elias Hanna. “Ele tem o pioneirismo de trabalhar como patologista em uma cidade do interior, Anápolis. Apesar do médico patologista não estar muito com o paciente, existe uma máxima que diz para escolher sempre o médico que tem o melhor coração. Você, Paulo Sérgio, é um dos que tem um grande coração e honra a Medicina”.


O conselheiro Maurício Machado da Silveira contou sobre a atuação ética de Sebastião Célio Rodrigues Cunha. “ Ele é um baluarte na Medicina de Santana das Antas e contribui com a Medicina de boa qualidade, sempre preocupado com uma boa assistência e, desde que comecei (como médico), ele já era uma referência aqui nesta área do país”.


Elias Hanna também relembrou uma experiência pessoal com Sebastião Célio. “Eu era pai de primeira viagem e meu filho colocou a mão em um ferro de passar roupa. Fui ao Hospital de Queimaduras e fui carinhosamente recebido pelo doutor Sebastião. Desde então, tenho uma grande afeição por ele”.


Flávio Cavarzan, conselheiro do Cremego, relatou sobre a alegria de poder ter aulas com Paulo Humberto Siqueira. “Ele é um desses professores que faz a gente querer chegar mais cedo na aula. Ele tem a humildade de ensinar e transmite o conhecimento de uma forma tão natural que comove a todos”.


Entre os representantes de diversas entidades médicas goianas que participaram do evento, Sérgio Baiocchi, presidente da Unimed Goiânia, também agradeceu aos médicos. “São pessoas que admiro demais. Com alguns, tenho ligações além de fronteiras médicas e me espelho nas qualidades deles tanto como pessoas, como profissionais”.


Os médicos homenageados também agradeceram pelo reconhecimento. Paulo Humberto Siqueira, por exemplo, relembrou todos que o ajudaram a ter uma carreira ética. “Eu gostaria de fazer um agradecimento retroativo: a meus pais que me ensinaram a ser honesto, aos meus professores e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde tive contato com pessoas maravilhosas, que não me deram só conhecimento, mas também me ensinaram as maneiras de me conduzir na vida e na profissão. Também agradeço aos meus alunos e residentes, pois eles são os que mais nos ensinam. Agradeço ainda à minha esposa e aos meus pacientes, por toda a confiança”.


Sebastião Célio Rodrigues Cunha também mencionou aqueles que o apoiaram. “Eu agradeço à minha família, esposa, filhos, netos e todos que tanto me ajudaram. Agradeço aqueles que me trouxeram a felicidade de escolher essa especialidade de queimaduras e também ao povo de Anápolis e de Goiás. Presto uma homenagem especial também aos pacientes que não consegui salvar”.

Toda a cerimônia permanece gravada no Youtube do Cremego. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=CAqDz3VvcAk&t=2472s 

Conheça um pouco da história dos homenageados:


Dr. Aiçar Chaul CRM/GO 1071


Goiano de Morrinhos, Aiçar Chaul formou-se em medicina em 1968, na Universidade Federal de Goiás. Especialista em dermatologia, ele também é pós-graduado em medicina tropical e saúde coletiva, tem 76 anos de idade e está inscrito no Cremego desde 1969.

Dra. Edith Teresa Pizarro Zacariotti CRM/GO 1990


Nascida no Chile e naturalizada brasileira, Edith Teresa Pizarro Zacariotti formou-se em medicina na Universidade do Chile, em 1962. Especialista em pediatria, ela tem 85 anos de idade e está inscrita no Cremego desde 1976.

Dr. Félix André Sanches Penhavel CRM/GO 3469


Paulista da cidade de Bálsamo, Félix André Sanches Penhavel tem 65 anos de idade. Ele formou-se em medicina em 1979, na Universidade Federal de Goiás. Especialista em cirurgia geral, medicina do trabalho, cirurgia do aparelho digestivo e nutrologia, ele está inscrito no Cremego desde 1980.

Dr. Fernando Bezerra de Albuquerque CRM/GO 436


Natural de Cedro, no Ceará, Fernando Bezerra de Albuquerque formou-se em medicina em 1960, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Aos 87 anos de idade, ele reside em Ceres e está inscrito no Cremego desde 1961.

Dr. Gil Eduardo Perini CRM/GO 1055


Paulista de Igarapava, Gil Eduardo Perini formou-se em medicina em 1970, na Universidade Federal de Goiás. Especialista em medicina esportiva, cardiologia e clínica médica, ele tem 73 anos de idade e está inscrito no Cremego desde 1971.

Dra. Mirian Socorro Cardoso Seixas CRM/GO 2655


Natural de Goiânia, Mirian Socorro Cardoso Seixas formou-se em medicina em 1977, na Universidade Federal de Goiás. Especialista em ginecologia e obstetrícia, ela tem 67 anos de idade e está inscrita no Cremego desde 1978.

Dr. Nilton Arantes Silva CRM/GO 2217


Goiano de Rio Verde, Nilton Arantes Silva formou-se em medicina em 1975, na Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em anestesiologia, ele tem 72 anos de idade e está inscrito no Cremego desde 1976.

Dr. Paulo Humberto Siqueira CRM/GO 2032


Mineiro de Monte Carmelo, Paulo Humberto Siqueira formou-se em medicina em 1967, na Universidade de São Paulo/Campus Ribeirão Preto. Especialista em otorrinolaringologia, ele tem 79 anos de idade e está inscrito no Cremego desde1969.

Dr. Paulo Sergio Peres Fonseca CRM/GO 1977


Natural de Rio Verde, em Goiás, Paulo Sergio Peres Fonseca formou-se em medicina em 1973, na Universidade Federal de Goiás. Especialista em patologia e citopatologia, ele tem 71 anos de idade e está inscrito no Cremego desde 1974.

Dr. Sebastião Célio Rodrigues Cunha CRM/GO 1492


Goiano de Caldas Novas, Sebastião Célio Rodrigues Cunha formou-se em medicina em 1973, na Universidade Federal de Goiás. Especialista em nutrologia, ele tem 74 anos de idade e está inscrito no Cremego desde 1974.

 

(matéria aprovada pelo 1º Secretário/Cremego 27/11/20)

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner