Rede dos Conselhos de Medicina
International Diabetes Federation convida municípios a participarem do Dia Mundial do Diabetes Imprimir E-mail
Qui, 13 de Setembro de 2018 17:56

A International Diabetes Federation (IDF) organiza uma Campanha Mundial (anualmente) pelo Dia Mundial do Diabetes, que este ano é intitulada 21ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação. A IDF identifica a cada ano um tema relevante a ser trabalhado. Este ano, o tema escolhido é "A família e diabetes".

No Brasil, as ações são coordenadas pela Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad), que convida a participar as 5.692 secretarias municipais de saúde com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e as secretarias estaduais de saúde, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Também são convidadas a participar as associações de diabetes filiadas à Fenad, em todo o Brasil. A Fenad é membro da IDF e a Anad é um de seus centros mundiais de educação e dessa forma disseminam as informações sobre a campanha a todos os participantes.

Em seu site (http://www.anad.org.br/), a Anad disponibiliza aos interessados informações sobre diabetes, sobre a Campanha do Dia Mundial, materiais educativos, cartazes, folders, estratégia para montagem de uma campanha, assim como o que deve ser oferecido, tal como testes de glicemia, colesterol, hemoglobina glicada, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, psicológica, fisioterapeuta, odontológica, pés, atividade física, fisioterapeuta, palestras, encaminhamentos, orientações, além de divulgação do diabetes e do Dia Mundial. Também se orienta como preparar caminhadas ou corridas pela data.

Outra proposta da Anad é que se iluminem de azul os prédios públicos, casas, edifícios para formar um grande "Blue Circle" pelo diabetes no mundo. No final, a associação apresentará os resultados finais da campanha no Brasil e os enviará à IDF, que os publica no Atlas Mundial do Diabetes.

Fonte: Anad

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner