O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) empossou ontem (25), na sede da entidade, os membros das Comissões de Ética Médica (CEM) de nove instituições de saúde de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Trindade. A nova gestão atuará de 25 de fevereiro de 2025 a 25 de agosto de 2027 com a missão de zelar pelo exercício ético da medicina e a qualidade da assistência aos pacientes.
A conselheira e coordenadora da Cocem (Coordenação das Comissões de Ética Médica), Paula Pires de Souza, ressaltou a importância das comissões como elo entre as instituições e o Cremego, destacando seu papel na orientação, fiscalização e promoção da ética médica.
“As Comissões de Ética Médica são o elo entre as instituições e o Cremego. Elas têm a função de divulgar e reforçar a importância do exercício ético da medicina, orientando os médicos e fiscalizando as condições de trabalho. Esse é um trabalho essencial, que promove segurança tanto para os pacientes quanto para a própria instituição”, afirmou.
A conselheira também ressaltou o caráter altruísta do trabalho desempenhado pelas comissões, já que a atuação não é remunerada, e é de extrema relevância para a manutenção de um ambiente ético e seguro nas unidades de saúde. “Agradeço a todos que aceitaram esse desafio”, disse.
As Comissões de Ética Médica são regulamentadas pela Resolução 2.152/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece normas de organização, funcionamento, eleição e competências desses órgãos. Entre suas atribuições estão a fiscalização do exercício profissional, a orientação preventiva aos médicos sobre normas e resoluções, a instauração de procedimentos internos quando necessário e a divulgação de informações relevantes ao corpo clínico.
A solenidade contou ainda com as participações dos conselheiros e membros da Cocem, Robson Azevedo (2º secretário do Cremego), Newton Brenner da Rocha e Silva e Tarik Kassem Saidah (secretário da Cocem).
Foram empossados os novos membros e diretores das Comissões de Ética Médica do Encore, Hospital e Maternidade Santa Bárbara, Hospital Samaritano de Goiânia, Hugo (Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz), Hugol (Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira), Hetrin (Hospital Estadual de Trindade, Maternidade Maria da Cruz, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência).
Para apoiar as Comissões de Ética Médica em sua missão, o Cremego mantém canais de comunicação sempre abertos. A Cocem está à disposição pelo telefone (62) 3250-4913, e a Ouvidoria do Conselho oferece atendimento 24 horas pelo número (62) 3250-4930.