O projeto para Inclusão e Acessibilidade na Prática Médica: Capacitação da Classe Médica para Atendimento a Pacientes com Deficiência foi idealizado pelo médico Fábio Chacur Pascholati e abraçado pelo Cremego, sob a coordenação do conselheiro Wilder Alves.
O objetivo é orientar, preparar e apoiar os médicos para o atendimento de pacientes com deficiências, assegurando uma assistência ética, humanitária, inclusiva e acessível, que respeite sua dignidade e individualidade. Médicos com deficiência também serão contemplados com ações que contribuam para o estímulo da autoconfiança destes profissionais e de seu engajamento em suas funções.
O projeto prevê ações, como a promoção de workshops e palestras sobre acessibilidade, ética no atendimento a pessoas com deficiência e a legislação vigente e a realização de treinamentos práticos com simulações de atendimento, focando em diferentes tipos de deficiência (visual, auditiva, motora, intelectual).
Também devem ser viabilizadas parcerias com instituições especializadas no atendimento de pessoas com deficiência para a troca de experiências e treinamentos especializados voltados para os médicos. A primeira etapa desta fase do projeto inclui a disponibilização dos contatos destas entidades para que os médicos interessados possam buscar mais informações e orientações sobre o atendimento a essa parcela da população.
A lista está disponível no site do Cremego: www.cremego.org.br, ícone Acessibilidade e Inclusão na Prática Médica.