10 médicos, com mais de 35 anos de atuação ética na Medicina e conduta ilibada, receberam do Cremego a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico 2024, em uma cerimônia na noite da última quarta-feira (16).
O evento marcou a celebração do Dia do Médico e contou com a presença dos familiares e amigos dos homenageados, diretoria do Cremego e representantes de entidades médicas goianas.
Durante seu discurso, a presidente do Conselho, Sheila Soares Ferro Lustosa Victor, ressaltou como a maior honraria conferida pela autarquia é um reconhecimento oficial e público ao trabalho ético, digno, ilibado e exemplar exercido pelos homenageados nas áreas da assistência, ensino, pesquisa e representatividade da classe médica goiana.
“Honramos aqueles que carregam em seus corações a verdadeira essência da medicina. Profissionais que, diariamente, fazem a diferença na vida de milhares de pessoas”, afirmou.
“Sei que nessa trajetória, enfrentaram muitos desafios, inovaram, receberam críticas e elogios e, acima de tudo, se mantiveram firmes, comprometidos com a ética e retos no cumprimento da missão de ser médico. Saibam que vocês já deixaram seus nomes escritos na história da nossa profissão e são um orgulho para todos nós e para as futuras gerações. Por isso, deixo a gratidão do Cremego a todos”, acrescentou a presidente.
O homenageado Celmo Celeno Porto, em nome dos demais, declarou o privilégio de receber a Comenda Honra ao Mérito Profissional Médico, inclusive junto a profissionais que foram seus alunos.
Ele contou sua trajetória na medicina e junto ao Cremego e ao Conselho Federal de Medicina (CFM). “É aqui que podemos debater com a única intenção de trabalhar em prol da medicina”, mencionou em relação à autarquia.
Também ressaltou a importância de os Conselhos serem as casas de todos os médicos, com acolhimento especial daqueles que não possuem especialidades.
Por fim, agradeceu pelas honrarias que recebeu. “Só vale a pena viver com emoção, porque ela nos dá uma porção de substâncias que nos geram alegria, energia e força. Muito obrigado pela injeção de endorfina que vocês me deram”.
Também prestigiaram a entrega da Comenda o 1° vice-presidente do Cremego, Rafael Cardoso Martinez; o conselheiro e diretor da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), Valdenir Ribeiro; o presidente da Academia Goiana de Medicina, José Reinaldo do Amaral; a presidente do Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Franscine Leão; o diretor-presidente do Sicoob UniCentro BR, Diogo Mafia Vieira; o membro do Conselho de Administração da Unimed Goiânia, Fernando Henrique Abrão Alves da Costa; e o secretário-adjunto de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio.
Estavam presentes ainda os conselheiros Adriano Jaime Consorte Loyola (2º tesoureiro), André Luiz Passos Cardoso, Antonio Carlos de Oliveira Ribeiro (diretor de Fiscalização) , Carlos Eduardo Fraga, Elias Fouad Rabahi, Donaldy Gustavo da Silva Sampaio, Haroldo Maciel Carneiro, Humberto Ramos Carneiro, Jairo Belém Soares Ribeiro Júnior, Larissa Roriz de Castro, Loiane Moraes Ribeiro Victoy, Paula Pires de Souza, Newton Brenner da Rocha e Silva, Ricardo Borges da Silva, Robson Paixão de Azevedo (2º secretário), Ruy Rocha de Macedo (corregedor de Sindicância), Tarik Kassem Saidah, Rocicleia De Vlieger, Thiago Maxwell Araújo Santos, Valdenir Ribeiro, Valéria Granieri Oliveira Araújo e Wilder Alves.
Saiba mais sobre os homenageados em 2024:
Cada um deles traz consigo uma história única, repleta de desafios, conquistas e, acima de tudo, uma paixão inabalável pela arte de cuidar, sempre respeitando a ética médica.
São profissionais que fizeram e fazem a história da medicina goiana e que, ao homenageá-los, o Cremego reafirma o valor da ética no exercício diário da medicina.
Dr. Carlos Hassel Mendes da Silva (CRM/GO 2166)
Goiano de Ceres, dr. Carlos Hassel tem 72 anos de idade. Formou-se em medicina em 1975, na Universidade de Brasília, e é especialista em ginecologia e obstetrícia.
Dr. Celmo Celeno Porto (CRM/GO 650)
Dr. Celmo Celeno tem 90 anos de idade e se formou em medicina em 1958 pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mineiro de Araguari, ele é uma referência na medicina goiana, brasileira e mundial.
Dr. Edson Lemes Sardinha (CRM/GO 3636)
Natural de Paraúna, Goiás, dr. Edson tem 66 anos de idade e se formou em medicina em 1981 pela Universidade Federal de Goiás. Ele é especialista em anestesiologia.
Dra. Elisa Franco de Assis Costa (CRM/GO 5001)
Única médica homenageada nesta noite, dra. Elisa tem 61 anos de idade e se formou em medicina em 1987 pela Universidade Federal de Goiás. Ela é especialista em geriatria e clínica médica.
Dr. João Batista Firmino da Costa (CRM/GO 2087)
Goiano de Caldas Novas, dr. João Batista tem 76 anos de idade. Formou-se em medicina em 1975 pela Universidade Federal de Goiás e é especialista em pediatria.
Dr. Marcos Augusto Filisbino (CRM/GO 3917)
Natural de Anápolis, Goiás, dr. Marcos Augusto tem 64 anos de idade. Formou-se em medicina em 1982 pela Universidade Federal de Goiás e é especialista em ginecologia e obstetrícia e diagnóstico por imagem com área de atuação em ultrassonografia gerla.
Dr. Newton Antônio Tristão (CRM/GO 4043)
Goiano de Goiandira, dr. Newton Tristão tem 67 anos de idade. Formou-se em medicina em 1982 pela Universidade Federal de Goiás e é especialista em ortopedia e traumatologia.
Dr. Paulo Evangelista da Rocha (CRM/GO 1181)
Goiano de Cumari, dr. Paulo Evangelista tem 79 anos de idade. Formou-se em medicina em 1971 pela Universidade Federal de Goiás e é especialista em cirurgia geral.
Paulo Felici (CRM/GO 3617)
Nascido em Piquerobi, São Paulo, dr. Paulo Felici tem 73 anos de idade. Formou-se em medicina em 1979 pela Universidade de Vassouras e é especialista em cirurgia geral, medicina do trabalho e medicina do tráfego.
Rui Ferreira Borges (CRM/GO 2859)
Goiano de Trindade, dr. Rui Ferreira Borges tem 76 anos de idade. Formou-se em medicina em 1974 pela Universidade Federal do Pará e é especialista em medicina do trabalho.
Todas as fotos do evento estão disponíveis no site do Cremego, no menu “educação/eventos”