“Honraria criada pelo Cremego chega à décima edição valorizando médicos que atuam em prol da medicina goiana”
Há dez anos, o Cremego criava a comenda Honra ao Mérito Profissional Médico. Uma honraria para marcar as celebrações do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro, e um reconhecimento aos profissionais que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e a valorização da medicina goiana na assistência à população, na organização da classe médica e nas áreas do ensino e pesquisa.
Em outubro de 2015, seguindo o que já se tornou uma tradição, o Cremego homenageou oito dedicados profissionais, todos com mais de 35 anos de exercício ético da medicina. Os homenageados foram eleitos pelos conselheiros e receberam o troféu Honra ao Mérito Profissional em solenidade realizada na sede do Conselho, no dia 16.
Foram homenageados os médicos Carlos Dell Eugênio, Edmo de Oliveira Pina, João Damasceno Porto, João Machado de Souza, Joel Gonçalves da Costa, Nelson Rassi, Renato Ribeiro Facury e Yosio Nagato. Ao homenagear esses profissionais que fazem parte da história da medicina goiana, o Cremego homenageia também todos os médicos e médicas que, com seu trabalho e dedicação, no dia a dia, contribuem para a grandeza e credibilidade da profissão.
O grande exemplo dos homenageados
Durante a solenidade de entrega da comenta Honra ao Mérito Profissional 2015, o presidente do Cremego, Aldair Novato Silva; o secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela; o presidente da Associação Médica de Goiás, José Umberto Vaz de Siqueira, e o presidente da Unimed Goiânia, Sizenando da Silva Campos Júnior, ressaltaram a importância dos homenageados e destacaram que eles são um exemplo para a classe médica.
O presidente do Conselho afirmou que todos são merecedores do reconhecimento do Cremego e de toda a classe médica por suas trajetórias profissionais, que tanto contribuem para a valorização da profissão. “São médicos que não mediram esforços para ensinar a medicina, que dedicaram anos de suas vidas a estudos e pesquisas, sempre buscando o melhor para o paciente. Médicos que ousaram, inovaram, muito contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento da medicina em Goiás”, disse.
Nelson Rassi agradeceu a homenagem em nome dos colegas, criticou a atual política governamental na área da saúde e conclamou os médicos a sempre colocarem seus conhecimentos a serviço da sociedade. Mery Dell Eugênio declamou um poema escrito em homenagem ao marido Carlos e estendeu os elogios e agradecimentos a todos os médicos.
Poema – Doutor
Se busco frases nunca proferidas
As repetidas têm maior alento.
Tento fazer real apologia
Neste teu dia mas é em vão que tento.
As palavras que encontro soam frias
E vazias, despidas de verdade.
Recorro, então, à eterna sutileza
E a beleza da simplicidade.
Já te disseram que tuas mãos são santas.
Vezes tantas beijaram-nas até.
Quão abençoada é a tua presença
Que leva a crença e faz nascer a fé!
Esta vida, porém, é envolvente
E faz da gente o que não se sonhou
, Transforma ideias, fragmenta planos,
E com os anos quanto se mudou!
Mas tu não, Doutor. Tu não mudaste.
Não imolaste os primeiros ideais.
A ti a vida não logrou impor-se
Nem destruir o que prezaste mais.
Meu respeito por ti é infinito.
Nada o faz fenecer, nada o corrói.
Se ainda fosse menina eu te diria:
Tu és, Doutor, o meu Super-herói.
Mery Aidar Dell Eugenio
Médicos homenageados pelo Cremego
2005 – Cláudio de Almeida Borges, José César de Castro Barreto, José Quinan, Luiz Rassi e Philemon Xavier de Oliveira
2006 – Aldemar de Andrade Câmara, Anis Rassi, Francisco Ludovico de Almeida Neto e Joffre Marcondes de Rezende
2007 – Anapolino Silvério de Faria, Dilair de Faria Vasconcellos e William Barbosa
2008 – Eleuse Machado de Britto Guimarães, Hélio Freire Nogueira, Jesus Benedicto de Mello, Manoel dos Reis e Silva, Omar Carneiro e William José Álvares
2009 – Abílio Maranhão Gonçalves, Adalberto Cavarsan, Aluízio Ramos de Oliveira, Dalmo Barbosa de Castro, Francisco Filgueiras Júnior, Jamil José Daher e Walter Hugo Frota
2010 – Ary Monteiro do Espírito Santo, Dilson Antunes de Oliveira, Edemundo Fernandes de Carvalho, Iraydes Duarte da Cunha Freitas, José Cassiano Neto, Marcius de Santana Rios e Cyro Campos
2011 – Antônio Carlos Ximenes, Edgar Pereira dos Santos, José Vieira Filho, Josiah Bailey Wilding, Naim Name, Olímpio Heitor de Paula, Penido de Oliveira e Ruy Ignácio Carneiro
2012 – Carlos Inácio de Paula, Célio Heitor de Paula, Elzevir Talvane Frazão, Heitor Rosa, Joaquim Caetano de Almeida Netto, Manoel Maria Pereira dos Santos, Nílzio Antônio da Silva e Sílvia Lêda França Moura de Paula
2013 – Almy Dias de Souza, Diong Batista Cordeiro, Maurício Guilherme de Campos Viggiano, Maurício Sérgio Brasil Leite, Pedro Ricardo Umbelino, Tobias José Ribeiro e Yara Rocha Ximenes
2014 – Antônio José de Araújo, Delfino da Costa Machado, Dezir Vencio, Hugo Hélio de Azevêdo, Isnard Borges Machado, Paulo César Brandão Veiga Jardim, Pedro Ernesto de Jesus e Sebastião Fernandes Moreira
2015 – Carlos Dell Eugênio, Edmo de Oliveira Pina, João Damasceno Porto, João Machado de Souza, Joel Gonçalves da Costa, Nelson Rassi, Renato Ribeiro Facury e Yosio Nagato
2015
Homenageado Edmo de Oliveira Pina, Maurício Machado da Silveira e Washington Luiz Ferreira Rios
Robson Azevedo, José Umberto Vaz de Siqueira, homenageado Nelson Rassi e Sheila Soares Ferro Lustosa Victor
Adriano Brocos Auad, Lueiz Amorim Canêdo, homenageado João Damasceno Porto e Sizenando da Silva Campos Júnior
Fernando Ferro, Evandélio Morato, homenageado João Machado de Souza, Rômulo Sales de Andrade e o presidente do Cremego, Aldair Novato Silva
Evandélio Morato,Vardeli Alves de Moraes, homenageado Yosio Nagato, Erso Guimarães e o presidente do Cremego, Aldair Novato Silva
Ivane Campos Mendonça, Carlos Dell Eugênio e José Abel Ximenes
Leonardo Mariano Reis, homenageado Renato Ribeiro Facury,Romélio Lustosa e Rafael Cardoso Martinez
Haroldo de Oliveira Torres,Waldemar Naves do Amaral, homenageado Joel Gonçalves da Costa e secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela
Saiba mais sobre os médicos homenageados em 2015
DR. CARLOS DELL EUGÊNIO (CRM/GO 680)
Natural de Taquaritinga (SP), Carlos Dell Eugênio formou-se em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1958, aos 24 anos de idade. Recém-formado, recebeu um convite para trabalhar em Rio Verde (GO) e, contrariando muitos que gostariam que ele ficasse em São Paulo, aventurou-se pelo interior goiano e diz que jamais se arrependeu desta escolha.
Depois de Rio Verde, radicou-se em Mineiros, onde atua até hoje, trabalhando em seu consultório. Próximo de completar 81 anos de idade e quase 60 deles dedicados à medicina, Carlos Dell Eugênio afirma que “nasceu para ser médico” e tem fiéis seguidores nesta escolha: as filhas Marisa e Selma são médicas e quatro de seus 14 netos cursam medicina. Casado com dona Mery, é pai também de Sandra, Raquel e Sílvia. Tem como hobby viagens pelo mundo e como meta manter-se sempre atualizado profissionalmente.
DR. EDMO DE OLIVEIRA PINA (CRM/GO 1284)
Goiano de Anápolis, Edmo de Oliveira Pina nasceu em 30 de setembro de 1947, no Hospital Evangélico Goiano de Anápolis. Em 1972, aos 25 anos, concluiu o curso de medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG).
Foi estagiário em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, em 1973. Atuando nesta área, já realizou mais de 15 mil partos e milhares de cirurgias ginecológicas no Hospital Evangélico, onde foi diretor técnico de 1977 até 2001 e é o atual diretor de planejamento.
Ao longo destes mais de 40 anos de profissão, sempre exerceu a medicina como profissional liberal. Presbítero Emérito da Igreja Presbiteriana do Brasil, Edmo de Oliveira Pina tem cinco filhos, todos médicos.
DR. JOÃO DAMASCENO PORTO (CRM/GO 1630)
João Damasceno Porto nasceu em Pontalina (GO) e se formou em medicina, em 1974, aos 30 anos de idade, pela Universidade de Brasília (UNB). Médico gastroenterologista, nutrólogo e endoscopista, ele é mestre em gastroenterologia, foi professor de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretor geral do Hospital das Clínicas da UFG.
Membro e ex-presidente da Academia Goiana de Medicina, diretor administrativo da Unimed Goiânia desde 2012, ex-conselheiro e ex-secretário do Cremego, João Damasceno Porto presidiu o Conselho entre 1985 e 1988 e, entre 1998 e 2003, representou Goiás como conselheiro do Conselho Federal de Medicina.
Ele também é autor de diversos capítulos de livros em suas especialidades e tem participação ativa em congressos médicos com apresentação de trabalhos, mesas-redondas e conferências.
DR. JOÃO MACHADO DE SOUZA (CRM/GO 1250)
Goiano de Piracanjuba, João Machado de Souza formou-se na Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (RJ), em 1970, aos 31 anos de idade. Ainda no Rio de Janeiro, cursou residência médica em cirurgia geral e urologia.
Em 1973, mudou-se para Goiânia e, aqui, iniciou seus trabalhos pioneiros na Santa Casa de Misericórdia, onde foi diretor clínico por duas vezes e fundador do Serviço de Residência Médica em urologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia e pediatria.
Também na Santa Casa, criou a segunda Unidade de Terapia Intensiva de Goiânia e iniciou o Serviço de Hemodiálise, em conjunto com os colegas Dezir Vencio e Luiz Carlos Costa. Em 1986, criou o primeiro Serviço de Transplante Renal do Hospital Geral de Goiânia, juntamente com o médico Rildo Lins Galvão e outros colegas urologistas. Foi ainda responsável pelo segundo transplante de rim feito em Goiás e o primeiro utilizando rim de cadáver.
Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Urologia, atualmente é instrutor de residência em urologia da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, professor voluntário da PUC-Goiás e diretor clínico do Instituto do Rim.
DR. JOEL GONÇALVES DA COSTA (CRM/GO 2175)
Filho de Sebastião Gonçalves da Costa e de Sebastiana Correia Guimarães, Joel Gonçalves da Costa nasceu no dia 17 de junho de 1946 na cidade de Piracanjuba (GO). Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em dezembro de 1975, aos 29 anos de idade.
Cardiologista, ex-conselheiro do Sindicato dos Médicos de Anápolis, Joel Gonçalves da Costa mora e trabalha em Anápolis, onde vem se destacando no exercício da medicina.
DR. NELSON RASSI (CRM/GO 3572)
Natural de Goiânia, Nelson Rassi formou-se em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1974, aos 23 anos. Concluiu sua residência médica em Clínica Médica no Jackson Memorial Hospital da Universidade de Miami em 1979 e em Endocrinologia e Metabologia na Duke University Medical Center em 1982.
De volta a Goiânia, iniciou a prática clínica que continua até os dias de hoje. Apaixonado pela carreira acadêmica, deu aulas na Faculdade de Medicina da UFG e em inúmeros simpósios e congressos no Brasil e no exterior e é professor visitante da Universidade de Miami, desde 1982.
Chefe da Divisão de Endocrinologia, coordenador da Residência Médica de Endocrinologia e Metabologia e do Centro de Pesquisas Clínicas em Diabetes do Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi, é doutor em medicina pela UFG e tem participação em pesquisas internacionais em medicamentos anti-diabéticos. Suas pesquisas concentram-se na área de Diabetes Mellitus, com capítulos de livros e artigos publicados nas principais revistas científicas mundiais.
Preocupado com a assistência aos pacientes diabéticos, encabeçou um grupo na fundação do Instituto de Assistência e Pesquisa em Diabetes (IAPD), do qual é presidente.Casado com Márcia, é pai dos médicos Tatiana e Tiago.
DR. RENATO RIBEIRO FACURY (CRM/GO 2241)
Mineiro de Tupaciguara, Renato Ribeiro Facury nasceu em 28 de dezembro de 1950. Cursou medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde se formou em dezembro de 1974.
Radicado em Goiânia, é especialista em pediatria, com área de atuação em medicina intensiva. Pediatra do Hospital Infantil de Campinas e membro do Conselho Fiscal da Unimed Goiânia, Renato Facury foi membro do Comitê de Terapia Intensiva da Sociedade Brasileira de Pediatria, professor adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), preceptor de Residência Médica em Pediatria do Hospital Materno Infantil, vice-presidente da Sociedade Goiana de Pediatria e diretor técnico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
DR. YOSIO NAGATO (CRM/GO 759)
Yosio Nagato nasceu em Araguari (MG), em 28 de maio de 1940, e formou-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) aos 26 anos. Fez internato no Hospital dos Servidores Públicos de São Paulo e residência médica em cirurgia geral e estágio em cirurgia vascular e angiologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Em 1971, iniciou suas atividades em Goiânia, tendo trabalhado em seu consultório particular e operado em praticamente todos os grandes hospitais da capital. Em 1978, montou a residência médica em cirurgia vascular e angiologia no Hospital Geral de Goiânia, da qual foi coordenador e preceptor até 1992.
Em 1993, montou a residência em cirurgia vascular e angiologia no Hospital das Clínicas da UFG, onde coordenou os residentes por dez anos. Entusiasta constante do estudo da medicina, colabora com livros sobre suas especialidades e é membro da Academia Goiana de Medicina desde 2006.
Ex-presidente e ex-diretor científico da regional goiana da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, hoje, mantém seu consultório no Setor Bueno e concentra suas atividades cirúrgicas no Instituto de Neurologia de Goiânia.
Diretores do Cremego são homenageados
O vice-presidente do Cremego, Leonardo Mariano Reis (foto), e o diretor de Fiscalização, Robson Paixão Azevedo, foram homenageados pela Câmara Municipal de Goiânia no dia 7 de outubro. A entrega do Diploma de Honra ao Mérito fez parte da comemoração do Dia do Médico, promovida pelo Legislativo municipal. O diploma também foi entregue aos médicos homenageados pelo Cremego com a comenda Honra ao Mérito Profissional.
NA MÍDIA
O POPULAR – 16/10/15
Medicina
Às 20 horas, o CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA comemora o Dia do Médico (dia 18) com a entrega da comenda Honra ao Mérito Profissional.
DIÁRIO DA MANHÃ – 16/10/16Homenagens
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) antecipa a comemoração do Dia do Médico, 18 de outubro, para hoje com a entrega da comenda Honra ao Mérito Profissional a médicos que muito contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento e a valorização da medicina goiana.
A comenda será entregue às 20 horas, na sede do Cremego, no Setor Bueno, aos médicos Carlos Dell Eugênio, Edmo de Oliveira Pina, João Damasceno Porto, João Machado de Souza, Joel Gonçalves da Costa, Nelson Rassi, Renato Ribeiro Facury e Yosio Nagato.
…………………………..
Homenagens
Na noite de hoje, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) vai comemorar o Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro, com a entrega da comenda Honra ao Mérito Profissional a médicos que muito contribuíram e ainda contribuem com o desenvolvimento e a valorização da medicina goiana.
(26/10/15)