A presidente do Cremego, Sheila Soares Ferro Lustosa Victor, e a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO), Lorena Baía, reuniram-se ontem, 31, para tratar do desenvolvimento de uma agenda conjunta entre as instituições visando benefícios para os médicos, farmacêuticos e a sociedade em relação ao acesso a medicamentos, receita e dispensação de medicamentos sujeitos a prescrição especial e outros temas.
Um dos pontos debatidos foi o combate à captação de receitas médicas pela indústria farmacêutica. Essa captação acontece a partir do fornecimento pelas farmácias de dados das receitas às indústrias, que utilizam essas informações em campanhas de marketing, que fomentam novas vendas.
As presidentes destacaram que essa prática é antiética, pois os médicos não podem ter interação com indústria farmacêutica e as farmácias também são proibidas de repassar dados dos médicos a essas empresas. Em breve, o Cremego e CRF-GO vão lançar uma campanha conjunta contra essa prática, que poderá também ser denunciada aos Conselhos pela população.
Também participaram da reunião, o conselheiro do Cremego, Newton Brenner; a assessora jurídica Cláudia Zica; a vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil; o gerente de fiscalização, Lucas Ribeiro; e o coordenador jurídico, Flávio Rolim.